logo

Cineminha Infantil leva arte e cultura ao Frade

03/06/2022 08:57:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Maurício Porão

O objetivo é proporcionar acesso à cultura a jovens de Macaé de forma gratuita e irrestrita

"Eu aprendi a não reclamar da comida que a minha mãe faz, pois só o fato de ter um alimento mesa, já é o bastante para agradecer". Essas palavras são do pequeno Samuel Gonçalves Carvalho, de 10 anos, após assistir o curta "Carijó", dirigido por Eliz Brito, que aborda a vida na região serrana do município, com ênfase na solidariedade, carinho e amor ao próximo. O encontro faz parte do projeto Cineminha Infantil e foi transmitido na Quadra do Frade, nesta quinta-feira (2), com a presença de aproximadamente 80 crianças. O objetivo é proporcionar acesso à cultura a jovens de Macaé de forma gratuita e irrestrita.

De acordo com o curador do projeto, Hélder Santana, os curtas são escolhidos de acordo com o conteúdo educativo da obra. Além disso, a Secretaria de Cultura visa privilegiar a produção local e regional.

"Carijó" foi gravado no distrito do Frade e, durante a apresentação do curta, as crianças ouviram um pouco sobre a história que encantou a todos pela voz da atriz Rosanete Félix, uma das estrelas do filme. Logo após, a animação “Hair love”, que fala sobre o amor pelo cabelo crespo, emocionou a garotada. Estrelado por uma família negra, o filme conta a história de um pai que tenta pentear os cabelos crespos de sua filha.

O Secretário de Cultura, Leandro Mussi, destacou a importância da iniciativa. "O projeto é contínuo e vai acontecer em diversos pontos do município. Vamos fazer com que a cultura esteja, de fato, presente na vida de todos. Apostar na arte é oportunizar experiências, assim como assistir o cinema no convívio comunitário tem um impacto positivo na valorização do pertencimento”,destacou o secretário.

Já reconhecido por crianças e adultos como uma nova opção cultural, o "Cineminha Infantil” é uma das iniciativas da Secretaria de Cultura, que visa valorizar e incentivar ações artísticas e culturais como estratégia de convivência e fortalecimento de vínculos. Os curtas foram exibidos em um telão inflável e contou com a distribuição de pipoca e refrigerante. Participaram da edição crianças e adolescentes da Escola Estadual Municipalizada Fantina de Mello e do Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar.


Fotos Relacionadas