
Foto: Assessoria CinerSolarzinho
Cinema ao ar livre movido a energia solar será levado ainda para o Lagomar e Bosque Azul
O CineSolarzinho, versão voltada ao público infantil do CineSolar - o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega nesta quinta-feira (25) em Glicério. A programação que é gratuita acontece sempre a partir das 18h e terá mais duas edições, passando pelo Lagomar, na sexta-feira (26) e no Bosque Azul, no sábado (27).
Na telona serão exibidos curtas-metragens com temas como sustentabilidade, ciências, infância e brincadeiras, amizades, entre outros. Os filmes contam com recursos de acessibilidade e, durante a sessão de cinema, haverá distribuição de pipoca. A 6ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Rouanet, com patrocínio da Trident Energy e apoio da Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria de Cultura. É realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.
O protagonista do projeto é o furgão do CineSolarzinho, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O veículo é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: cadeiras, banquetas, sistemas de conversão e armazenamento de energia, som, projeção e a própria tela. Com luzes coloridas, decoração de material reciclado e objetos interativos (como laser e bola de plasma), o espaço ensina, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
“Levar cinema para as crianças, de forma lúdica, gratuita e sustentável, é uma maneira de ampliar horizontes, estimular a criatividade e fortalecer a cultura desde a infância. O CineSolarzinho foi criado exatamente com esse propósito: proporcionar uma experiência que une arte, educação e meio ambiente, despertando novos olhares para o mundo”, explica Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.