logo

CinerSolarzinho realiza exibição gratuita dias 25, 26 e 27 de junho

Jun 3, 2026 6:09:00 PM - Jornalista: Assessoria CineSolar

Foto: Assessoria CineSolar

Cinema ao ar livre movido a energia solar, exibe curtas-metragens com entrada e pipoca de graça

O CineSolarzinho, versão voltada ao público infantil do CineSolar - o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, será vivenciado ao ar livre em Macaé durante três dias de atividades: em Glicério (Rua das Mangueiras - Serra Macaense, dia 25/06) e nas escolas municipais

Paulo Freire (Lagomar, dia 26/06) e Sônia Regina de Souza Lapa (Bosque Azul, dia 27/06). A programação que é gratuita acontece sempre a partir das 18h.

Na telona serão exibidos curtas-metragens com temas como sustentabilidade, ciências, infância e brincadeiras, amizades, entre outros. Os filmes contam com recursos de acessibilidade e, durante a sessão de cinema, haverá distribuição de pipoca. A 6ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Rouanet, com patrocínio da Trident Energy e apoio da Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria de Cultura. É realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.


O protagonista do projeto é o furgão do CineSolarzinho, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O veículo é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: cadeiras, banquetas, sistemas de conversão e armazenamento de energia, som, projeção e a própria tela. Com luzes coloridas, decoração de material reciclado e objetos interativos (como laser e bola de plasma), o espaço ensina, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.


“Levar cinema para as crianças, de forma lúdica, gratuita e sustentável, é uma maneira de ampliar horizontes, estimular a criatividade e fortalecer a cultura desde a infância. O CineSolarzinho foi criado exatamente com esse propósito: proporcionar uma experiência que une arte, educação e meio ambiente, despertando novos olhares para o mundo”, explica Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.



Confira a programação:

Data: Quinta-feira (25/06)

Horários: 18h - 1ª sessão: curtas-metragens

19h - 2ª sessão: curtas-metragens

Local: Rua das Mangueiras - Glicério

Local em caso de chuva: Colégio E. Municipalizado Raul Veiga - Rua Lauro Gonçalves Pacheco.


Data: Sexta-feira (26/06)

Horários: 18h - 1ª sessão: curtas-metragens

19h - 2ª sessão: curtas-metragens

Local: Escola Municipal Paulo Freire - Av. Dr. Sergio Vieira de Mello, 1536 – Lagomar.


Data: Sábado (27/06)

Horários: 18h - 1ª sessão: curtas-metragens

19h - 2ª sessão: curtas-metragens

Local: Quadra da Escola Municipal Sônia Regina de Souza Lapa - Rua Paulo Gracindo, s/n - Bosque Azul.


Fotos Relacionadas