CineSemaph é opção nas tardes de sábado

04/08/2010 14:01:02 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Divulgação

Sessão de filmes gratuita reúne obras cinematográficas baseadas em quadrinhos

Relembrar filmes de décadas atrás, desenvolvendo o prazer de curtir boas lembranças. É isso que promete a sessão de filmes do CineSemaph, que ocorrerá todos os sábados do mês de agosto, a partir das 14h, no auditório Washington Luis, porta de entrada do Solar dos Mellos. Detalhe: para este banho de nostalgia, a entrada é gratuita e todas as obras cinematográficas são baseadas em quadrinhos.

Segundo o coordenador do CineSemaph, o cinéfilo Leonardo Saleh, serão exibidos quatro filmes: “Os doze trabalhos de Asterix”, uma animação de 1976, que poderá ser vista no próximo sábado, dia sete; “Akira”, filme de 1988, que é baseado no famoso Mangá (quadrinho japonês) de Katsuhiro Otomo e poderá ser assistido no dia 14; “Batman, o homem morcego”, de 1966, que passará no dia 21 e o filme “Hulk, como nasceu a fera”, de 1977, em que as pessoas poderão ver no dia 28.

Os doze trabalhos de Asterix

- A respeito do filme “Os doze trabalhos de Asterix” pode-se saber que se trata de um personagem clássico das revistas em quadrinhos de todo o mundo, rico de referências em fatos históricos mundiais. Por meio de anedotas, os gibis mostram uma verdadeira aula de história. Esse filme fez muito sucesso em sua época – conta Leonardo Saleh.

Ele explica que a obra cinematográfica relata uma tentativa frustrada de conquistar uma aldeia gaulesa por parte de senadores romanos e cabe a Asterix o desafio de evitar que os habitantes da aldeia sejam feitos escravos, por intermédio de 12 tarefas.

- Asterix reside com seus amigos em uma pequena aldeia gaulesa, situada em uma península na Armórica, ao norte da antiga Gália. Para resistir ao domínio romano, os aldeões contam com a ajuda de uma poção mágica que lhes dá uma força sobre-humana, preparada pelo druida Panoramix. A exceção é Obelix, que caiu dentro de um caldeirão cheio da poção quando ainda era um bebê, e daí adquiriu permanentemente a superforça - comenta Leonardo, referindo-se à sinopse do filme.

Akira

Este filme é baseado no famoso Mangá (quadrinho japonês) de Katsuhiro Otomo, publicado e 1982 a 1990. “Ele foi todo feito a mão. Com efeitos que beiram a dúvida se realmente não houve nele alguma intervenção da informática”, afirma o coordenador do Cinesemaph.

Batman, o homem morcego

Neste filme, todos os inimigos de Batman e Robin estão presentes e juntos querem dominar e subjugar o planeta. “Uma cena antológica se dá no fato em que Batman tem de salvar os líderes mundiais transformados em pó. É um filme para toda a família”, avisa Saleh.

Hulk, como nasceu a fera

Primeiro filme baseado no gigante verde e que deu origem à série de grande sucesso mundial, na década de 70. “É um filme que deve ser visto por quem curtiu a série, mas nunca teve a chance de ver a obra cinematográfica que deu origem à série e ao monstro”, completa ele.

Semaph

Para maiores informações, a subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), que se localiza no Solar dos Mellos, na Rua Conde de Araruama 248, tem o telefone 2759-5049.