Foto: Moisés Bruno
Entre os serviços oferecidos pela rede no município estão restauração e tratamento cirúrgico periodontal
Com um trabalho voltado para a melhoria das condições de saúde bucal da população, através de ações coletivas de promoção de saúde, atendimento ambulatorial e de emergência, a prefeitura realizou no primeiro trimestre deste ano cerca de 55 mil atendimentos, prestados em diversos serviços. O trabalho é desenvolvido pela secretaria de Saúde, por meio da subsecretaria de Odontologia.
A rede municipal de saúde conta com quatro unidades de emergências odontológicas e 22 de atendimento ambulatorial. Os serviços de emergência funcionam 24 horas e estão localizados na UPA da Barra, Pronto Socorro Odontológico, Pronto Socorro Aeroporto e Pronto Socorro de Glicério.
O trabalho de prevenção também é destaque na saúde bucal - são realizadas atividades coletivas e educativas, com palestras, escovação, entre outras ações, todas promovidas pela equipe de saúde bucal nas escolas. Foram concluídas entre os meses de janeiro a março 18.723 ações de escovação supervisionada, 358 atividades educativas e 2.554 aplicações supervisionadas de flúor.
A equipe de saúde coletiva da odontologia, que realiza os trabalhos nas escolas, também faz distribuição de kits de higiene contendo escova de dente, fio dental e creme dental.
Os profissionais destacam que para obter controle e prevenção da cárie é necessário que algumas medidas intersetoriais e educativas de saúde pública, como acesso ao flúor, redução do consumo de açúcar e disponibilidade de informação sobre os fatores de risco e a importância do autocuidado.
Entre os serviços oferecidos pela rede no município estão restauração, tratamento cirúrgico periodontal, selamento de cavidade dentária, atendimento de urgência, raspagem, alisamento e polimento supragengival, reconstrução parcial do lábio traumatizado, tratamento cirúrgico periodontal, entre outros.