logo

Cipa será ampliada na rede municipal de ensino

06/12/2024 16:22:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Divulgação

Além de ampliar a Cipa nas escolas, será realizada uma análise de riscos nas 106 unidades

A Secretaria de Educação por meio do Programa Saúde nas Escolas, ampliará a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), nas escolas. Atualmente são cinco unidades que já realizam esse trabalho.

O secretário de Educação, Robério Dias, informou que para discutir o assunto, foi realizada uma reunião com representantes da Petrobras e com a médica e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Cristina Menezes.

Outro assunto abordado, segundo ele, foi uma análise que será realizada por uma empresa especializada, sobre os riscos de cada 106 unidades que existem no município.

“A Petrobras ficará responsável pela capacitação que será realizada nas escolas e a empresa que irá fazer o relatório de análise de riscos nas escolas, vão observar questões de segurança, como portões de entrada e saída, acessibilidade para os portadores de deficiência, para que possamos fazer os ajustes necessários”, explicou.

Sobre a Cipa, o secretário informou que atualmente funcionam nas escolas Paulo Freire, Raul Veiga (Região Serrana), Renato Martins, Cláudio Moacir e Ivete Santana Drumond de Aguiar (Região Serrana).

Robério informou ainda que a Cipa conta com a participação de professores e alunos. “Todos receberão capacitação para saber lidar em situações de perigo, como incêndios e até acidentes como por exemplo, engasgo. Todas as escolas contarão com kits de primeiros socorros que já começaram a ser distribuídos”, informou.

Robério Dias informou ainda que na próxima segunda-feira (9), ele participará de uma reunião online com o governo do estado para falar sobre o Programa Saúde na Escola.


Fotos Relacionadas