Cipa treina servidores da UPA da Barra contra incêndios

31/08/2022 15:37:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Treinamento aconteceu nesta quarta-feira (31)

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), vinculada à Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, realizou, nesta quarta-feira (31), treinamento para a prevenção de incêndios aos servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Barra de Macaé, e para os novos membros da Cipa que tomaram posse este ano. A parte teórica foi no auditório do Paço Municipal, pela manhã, das 8h às 12h; e, à tarde, das 13h30 às 17h, os participantes foram para a quadra na sede da Cipa, no Centro, onde realizaram os conhecimentos na prática.

O treinamento foi ministrado pelo técnico em Segurança do Trabalho da Cipa, Walace Gomes Batista. O presidente da Comissão, Marcelo Ribeiro de Oliveira, disse que o foco do treinamento foi fazer com que os servidores da UPA saibam combater o fogo no início e usar bem os equipamentos de prevenção e contenção de incêndios, como o extintor, seguindo as diretrizes nacionais da Norma Regulamentadora de Proteção contra Incêndios (NR-23).

“Além da técnica nesses casos, é importante manter o controle emocional”, destacou o instrutor Batista. Ele também falou da importância de saber em qual momento acionar o Corpo de Bombeiros. Os participantes receberão certificado.

O presidente da Cipa lembrou que esse treinamento já foi aplicado aos servidores da UPA do Lagomar, no Centro de Cultura de Macaé e em escolas da rede pública municipal de ensino. “A nossa meta é treinar os servidores de todos os órgãos municipais a fim de evitar acidentes”, enfatizou.

Segundo, ainda, Oliveira, as unidades municipais que quiserem receber o treinamento devem entrar em contato com a Cipa por meio de ofício digital e fazer o agendamento. Medidas de proteção contra incêndios são uma das atribuições da Cipa, criada em 1998 e regulamentada em 2008, através do Regimento Interno 189/2008. A Comissão existe para desenvolver atividades de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.


Fotos Relacionadas