logo

Circuito Carioca de Arte de Rua neste sábado em Imbetiba

10/07/2025 15:34:00 - Jornalista: Equipe Secom

Espetáculos serão realizados a partir de 16 horas no Anfiteatro da Imbetiba

O Anfiteatro da Imbetiba, administrado pela secretaria de Cultura, recebe neste sábado (12), a partir das 16h, o ‘Circuito Carioca de Arte de Rua’. A proposta é promover uma tarde repleta de humor, dança, acrobacias e brasilidade. O evento é gratuito.

“Assim como aconteceu com o espetáculo Bailinho do Plantão, do grupo paranaense Plantão Sorriso, ficamos muito felizes em apoiar a realização do Circuito Carioca de Arte de Rua. Entendemos que iniciativas como essa fortalecem a democratização do acesso à cultura e levam arte de qualidade para diversos cantos da cidade, promovendo o encontro entre artistas e população”, afirmou a secretária de Cultura, Waleska Freire.

Abrindo a programação, o espetáculo ‘A Domadora de Bicicletas’, do Circo do Morro & Marmotagem, acompanha as aventuras de Marmota, uma bailarina clownesca e sonhadora, vivida pela atriz Tina Carvalho. A palhaça tenta domar sua bike-potranca espacial, garantindo ao público boas risadas, acrobacias, magias, dança e truques.

Em seguida, a performance ‘Malandro das Cores’, dirigida e interpretada por Marcos Bandeira, une samba, jongo, dança afro e capoeira para abordar a riqueza da cultura afro-brasileira, entrelaçando essas expressões com a trajetória de um menino sonhador e de um rapaz que encontra na arte uma forma de existir.

Encerrando a programação, o espetáculo ‘Contarolando Luiz Gonzaga’, do Grupo Aslucianas, presta uma homenagem ao Rei do Baião, resgatando sua trajetória e legado musical. Com texto e direção de Luciana Ezarani, a peça relembra grandes sucessos e momentos marcantes da vida de Luiz Gonzaga, encantando diferentes gerações com a leveza, alegria e a potência de suas canções.

O Circuito Carioca de Arte de Rua é uma realização com patrocínio do edital Integra Rio e, desde sua estreia em dezembro de 2024, já percorreu praças, teatros abertos e espaços culturais de diversas cidades e bairros do estado. “Ocupar praças com arte é tirá-las da escuridão. Queremos transformar esses espaços em grandes festas de arte, cultura e reflexão. O teatro de rua, ao estar em contato direto com o ambiente que é de todos, tem o papel de refletir esse lugar e dialogar com ele”.

Sobre o Grupo Aslucianas

Criado em 2003, o Grupo Aslucianas é uma das poucas companhias majoritariamente femininas no teatro de rua no Brasil. Com uma pesquisa contínua em arte de rua e arte feminina, já produziu mais de 24 espetáculos, grande parte deles premiados em festivais e mostras nacionais. Em 2024, o grupo representou o Rio de Janeiro na categoria Teatro de Rua no Fiav, em Bogotá, Colômbia, firmando sua internacionalização, que também inclui apresentações em Moçambique, na África. No Brasil, já se apresentou em mais de 30 cidades e 3 regiões.

SERVIÇO

Data: 12 de julho (sábado)

Local: Anfiteatro da Imbetiba - Macaé, RJ

Horário: 16h

Entrada gratuita