logo

Circuito de palestras do Pró-Bem reúne mulheres para falar das emoções

18/04/2024 17:56:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Maurício Porão

Palestra foi acompanhada de práticas Mindfulness, ministradas pela psicóloga Cynthia Losada

O Círculo de Palestras Elas por Elas reuniu um grupo de mulheres no auditório da Cidade Universitária, na noite desta quinta-feira (17), em torno do tema "Cultivando as emoções: resiliência e bem-estar feminino". A palestra foi acompanhada de práticas Mindfulness, ministradas pela psicóloga Cynthia Losada. O evento é promovido pelo Programa de Saúde e Bem-Estar Social (Pró-Bem), coordenado pela primeira-dama do município de Macaé, Quelen Rezende.

A rotina da mulher moderna é desafiadora, requer resiliência, mente flexível e boa dose de equilíbrio emocional, aspectos que precisam ser trabalhados, muitas vezes para cuidar da própria família. Realizado mensalmente, o Circuito Elas por Elas, através de palestras, busca apresentar debates sobre conceitos e técnicas que reforçam a autoestima, a valorização e o bem-estar permanente das mulheres. Nesses eventos, acontecem dinâmicas variadas e trocas de experiências, dando às participantes a oportunidade de se expressarem.

Conhecido como "atenção plena", o Mindfulness auxilia para alcançar resultados, objetivando trazer o foco total para o momento presente, da maneira mais consciente possível. "O método treina a mente não só com a meditação, que trabalha foco e concentração, mas com práticas e mudanças de hábito. É um treinamento diário, que faz com que a gente saia do piloto automático", explica Losada, lembrando que: "não se pode controlar as emoções, mas é possível conduzir, a partir do momento que as reconhecemos em nós".

Vibrante, espontânea e com atitude de acolhimento, Quelen Rezende abriu possibilidade de incluir homens no rol de palestrantes. “Acredito que a visão masculina pode contribuir muito positivamente com nosso evento", ressaltou. A primeira-dama sinalizou que a próxima edição do Circuito Elas por Elas será no dia 15 de maio, com a participação da palestrante Célia Regina Lamosa, especialista em deixar o ambiente doméstico organizado, harmonioso e confortável.

De acordo com as impressões de Adriana Tavares, participante do evento, a experiência observada ao fim da palestra 'Cultivando as Emoções' despertou nela um olhar interior, de rever algumas questões. "Aprendi que é necessário trabalhar o que sentimos, de dentro para fora, diferenciando o que se tem para dar e o que se deve dosar, isso é muito importante para a nossa autovalorização, para poder seguir adiante", compartilhou.


Fotos Relacionadas