Esporte que vem ganhando um grande número de adeptos no município, o skate se destaca no cenário macaense. Celebrando essa fase, acontece neste domingo (12), a partir das 10h, na Praça do Aeroporto, a III Etapa do Circuito Macaense. De acordo com a organização, são esperados mais de 200 praticantes da modalidade da categoria infantil até a master. O evento, com inscrição gratuita, é realizado pela Prefeitura de Macaé através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).
Buscando recriar um ambiente de rua com corrimãos, bancos, rampas e escadas, a Praça do Aeroporto será o cenário para a realização do evento. Para Léo Macaé, skatista profissional e organizador, as condições serão ideais para que cada competidor desenvolva suas melhores manobras na modalidade street.
- O skate se divide basicamente em duas modalidades mais difundidas; o vertical, onde os atletas executam manobras nas rampas em forma de “U”, e o street que traz a originalidade e as raízes do skate de rua. Para esta etapa elaboramos uma pista diversificada, permitindo que cada competidor explore da melhor forma sua técnica. Depois do grande sucesso na última etapa realizada no Parque da Cidade, esperamos superar o número de participantes e mostrar o crescimento da modalidade em Macaé -, afirmou o organizador.
A competição será disputada com sistema de baterias eliminatórias em cinco categorias: infantil (atletas até 10 anos), mirim (de 10 a 12 anos), iniciante (a partir de 12 anos), máster (30 ou mais) e a mais esperada que é a amador, último degrau antes da profissional. Haverá premiação aos primeiros colocados, que também somarão pontos no ranking do Circuito Macaense de Skate.
Presidente da Fesportur, Ricardo Salgado destacou a importância de levar os eventos esportivos para toda cidade. “Na última etapa resgatamos o espaço público no Parque da Cidade, com uma competição que reuniu famílias e apaixonados pela modalidade. Para essa, estaremos no Aeroporto, um dos maiores bairros do nosso município. Queremos estimular a prática esportiva em toda Macaé, valorizando cada cidadão, permitindo a integração e qualidade de vida que o esporte proporciona”, destacou Salgado.