A adrenalina tomou conta da Praça do Aeroporto, neste domingo (12), com a terceira etapa do Circuito Macaense de Skate. A competição atraiu mais de 200 atletas inscritos, que disputaram na modalidade street as categorias mirim (até 10 anos), infantil (10 a 12 anos), iniciante (a partir de 12 anos) e amador.
A etapa foi decidida com o sistema de baterias e premiou os três primeiros colocados de cada categoria. A premiação do amador foi a mais cobiçada, já que os dois primeiros colocados levariam para casa uma câmera GoPro Hero 3+; e o terceiro lugar, um tablet.
- É a primeira vez, em 35 anos de história do skate macaense, que está acontecendo um campeonato deste porte na cidade. Gostaria de agradecer a Prefeitura de Macaé, que através da Fundação de Esporte e Turismo (a Fesportur), disponibilizou toda estrutura para o evento e a premiação de todas as etapas -, disse o organizador do evento e skatista, Leandro Macaé.
Além da premiação de cada uma das quatro etapas, o Circuito Macaense de Skate levará o grande campeão para assistir o melhor evento de skate nacional, o Matriz Skate Pro, que acontece no IAPI, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul).
- O que está acontecendo é um marco para o skate macaense e este dia vai ficar gravado na memória de todos. Recebemos skatistas de todo o estado, que também vieram em busca do prêmio. Ano que vem vamos dar continuidade ao circuito, com a segunda edição. Pretendemos melhorar cada vez mais a premiação e a estrutura do evento -, comemorou Leandro Macaé.
A organização contou com o auxílio dos próprios skatistas para construir o cenário de obstáculos com corrimãos, rampas, escadas e bancos. Através de enquetes nas redes sociais, os atletas votaram e escolheram a estrutura que eles queriam em cada etapa. O resultado foi atendido e, democraticamente, a pista agradou a todos.
- É importante para Macaé que exista um evento como este. Todo esporte, além de trazer saúde e qualidade de vida, tem um viés de conscientização e integração social. O skate é um esporte para todas as idades e a criançada adora. Então, neste Dia das Crianças, este evento está sendo mais um atrativo para a família -, completou Ricardo Salgado, presidente da Fesportur.
Confira o resultado da 3ª Etapa do Circuito Macaense de Skate:
Infantil (até 10 anos)
1º - João Suisso
2º - Cauã Fernandes
3º - Igor Viana
Mirim (de 10 a 12 anos)
1º - Caio Sodré
2º - Vitor Lima
3º - Eduardo Costela
Iniciante (a partir de 12 anos)
1º - Miqueias de Paula
2º - Yuri Silva
3º - Tony Jorge
Amador (categoria que antecede a profissional)
1º - Lucas Diniz (Prêmio uma câmera GoPro Hero 3)
2º - Ivison Galdino (Prêmio uma câmera GoPro Hero 3)
3º - Marcos Fonseca (Prêmio um tablet)