logo

Cláudio Moacyr lança sua edição do Jornal Escolar

12/09/2012 13:48:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

O projeto Jornal Escolar, promovido pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, realizou o lançamento de mais uma edição nesta terça-feira (11). A solenidade aconteceu no Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacir de Azevedo, que foi a terceira unidade de ensino da rede municipal a lançar uma publicação própria. Intitulado “Espalha Fatos”. O jornal contou com a dedicação dos alunos do 9º ano de escolaridade para se concretizar. O projeto foi desenvolvido sob a organização do programa Educação para Paz.



O projeto Jornal Escolar foi criado para trabalhar com crianças e adolescentes do ensino fundamental, estagiários, professores, diretores, orientadores, coordenadores pedagógicos e a comunidade do entorno das unidades escolares. A finalidade é contribuir para a diminuição da evasão escolar, fazendo com que o aluno melhore seu desempenho e desperte para o protagonismo no contexto educacional.

– O Jornal Escolar assume cada vez mais um papel importante como meio de comunicação, servindo de veículo de informação entre a escola e o meio em que ela se insere. Além disso, em sala de aula, o jornal ajuda no desenvolvimento dos processos de aprendizagem, pois desenvolve nos estudantes habilidades de pesquisa, leitura, escrita, fotografia e contribui para a formação cidadã – disse a secretária de Educação, Marilena Garcia.

Por meio desta iniciativa, os estudantes e os educadores produzem publicações que, além das notícias, são compostas por artigos de opinião, poesias, charges, dicas de saúde, esporte, trabalho e vivências, além de crônicas e entrevistas, dentre outros gêneros. Trata-se de um projeto que incentiva a socialização e o trabalho em equipe, como explica a coordenadora do programa Educação para Paz, Sônia Terezinha Gonçalves.

– Além de zelar pela qualidade da educação e trazer a comunidade para a escola, o jornal é muito importante por ser um espaço de discussões envolvendo os alunos. Trata-se de um projeto de preparação do cidadão, que apresenta um retorno em longo prazo – pontua Sônia Terezinha.

O diretor-geral da unidade, Nilton de Oliveira Cardoso Júnior, afirma que o lançamento de um jornal da escola é um sonho antigo, de alunos e funcionários. “Esse trabalho é fruto de um sonho que vem desde o ano passado, e com o empenho da comunidade escolar e o apoio da secretaria de Educação conseguimos realizá-lo. Com a ajuda de todos pretendemos lançar outras edições futuramente”, contou Nilton.

A professora Adriana Pessanha, orientadora dos alunos durante o processo de produção do “Espalha Fatos”, disse que a iniciativa valoriza o trabalho em equipe dos alunos. “Apesar de bastante trabalhoso foi um processo muito legal em que a chave do sucesso é o trabalho em equipe, reunindo alunos, professores e a diretoria. Essa é mais uma ferramenta para divulgarmos os exemplos de sucesso da escola, além de projetos realizados como o “Café Literário”, o “Universidades”, o “Cinema na Escola”, o Festival de Talentos” e o “Literarte”, entre outros”, afirmou a professora.

Esta primeira edição do “Espalha Fatos” teve o apoio da Drogaria Viva Bem, Body Sistem Moda Fitness, Aerocópias, BRB Informática, Aerobanca 62, Paulão Barbearia, Depósito de Doces Aerodoces, União Motopeças, Padaria Ki-Pão, Óticas Macaé, da Drogaria Farmalagos e do Espaço Keilla Martins. Além da edição lançada pelo Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacir de Azevedo, outras duas já foram lançadas: o “Gentileza Notícias”, produzido pelo Colégio Municipal Botafogo, e o “Oscar News”, produzido pelo Ciep Oscar Cordeiro.