Codim participa de pesquisa

27/10/2006 16:29:25 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher (Codim) de Macaé, recebeu, na manhã desta sexta-feira (27), a visita técnica da coordenadora dos Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher do Estado do Rio de Janeiro, Ruth Santana, e da pesquisadora e consultora da ONG Centro de Estudos e Pesquisas, Informação e Atendimento (Cepia), Telma Regina de Paula.

Segundo Ruth, o objetivo da visita era conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Codim e efetuar a pesquisa que está sendo realizada em todo estado. “Estamos aplicando um questionário sobre o funcionamento da rede de atendimento à mulher vítima de violência em todos os municípios, para depois transformarmos esses dados numa cartilha de serviços”, acrescentou.

Telma ressaltou que a pesquisa também servirá para avaliar e fortalecer a rede e assegurar atendimento integral à mulher vítima de violência. “Gostamos da política de serviços adotada pela Prefeitura de Macaé, principalmente a implantação da Projeção da Delegacia nas dependências da instituição”, disse.

A cordenadora da Codim, Vânia Deveza, e a assessora de enfrentamento à violência, Mirian Benjamin, mostraram todos os projetos desenvolvidos pela instituição e as parcerias, visando o fortalecimento da rede de prevenção e atendimento às mulheres em situação de violência.

- A coordenadoria desenvolve suas ações de enfrentamento à violência contra a mulher através da articulação de serviços que envolve a Delegacia de Polícia Civil (123ª DP), o Instituto Médico Legal, a Defensoria Pública e os serviços municipais de Saúde. Vale ressaltar o Programa Disque-Mulher 0800-2822108, uma iniciativa da coordenadoria em que, através de uma ligação gratuita, a mulher em situação de violência entra em contato com o Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (Nuam), de forma rápida e sigilosa - concluiu.