Aproveitando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Coordenadoria dos Direitos da Mulher (Codim) promoveu um trabalho sobre o assunto com suas assistidas. Um dos pontos abordados pela equipe da Codim foi a importância do leite materno para a saúde do bebê e da mãe.
Além das orientações, a equipe fez uso de cartazes e distribuição de folders informativos sobre o assunto. Para a coordenadora do Codim, Vânia Deveza, a semana é uma oportunidade ímpar de promover a sensibilização das mulheres sobre aleitamento. “É uma forma de mudar o comportamento de algumas mulheres que ainda não despertaram os benefícios que o aleitamento proporciona a toda família”, ressalta.
A equipe da gerência de políticas públicas em Educação e Saúde realizou dinâmica de grupo com as mulheres. Muitas estavam acompanhadas de seus filhos lactentes. “A idéia é que essas mulheres sejam multiplicadoras desse trabalho no meio social”, disse Vânia Deveza.
Todo este trabalho segue a orientação da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e da Secretaria Especial das Mulheres do Governo Federal, que recomenda que as crianças sejam amamentadas exclusivamente com leite materno até, pelo menos, os seis primeiros meses de vida.