Visando a busca de soluções no enfrentamento à violência contra a mulher, a coordenadora municipal dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza e sua equipe técnica esteve reunida esta semana no auditório do Fórum de Macaé, com autoridades da área de segurança.
Entre as autoridades presentes estavam, o Titular do Ministério Público da Comarca de Macaé, o promotor Luiz Eduardo Souza, a promotora da 1ª Vara Criminal Juliana Amorim, a promotora da Infância e Adolescência Rafaela Domingues, os delegados da Polícia Federal Sérgio Mori e Marcelo Maia, o comandante da 32º Batalhão da Polícia Militar, coronel Paulo Rubens Xavier e o delegado da 123ª DP Reinaldo Pessoa, além da assessora de Enfrentamento à Violência da Codim, Miriam Benjamin, a assessora Jurídica da Codim, Micheli Stroligo.
Vânia disse que na ocasião, o Promotor anunciou a agilidade no julgamento dos processos em andamento e prometeu que todos os processos de 2005 serão julgados até agosto deste ano. “Este anúncio nos deixa muito animadas pelo fato de que os processos terão rapidez no atendimento”, acrescentou.
A reunião também serviu para traçar estratégias junto ao Batalhão da PM e a 123ª DP para o atendimento imediato as mulheres que ligam para o DISQUE-MULHER e necessitam de socorro, além de outras medidas importantes para facilitar o trabalho que já é desenvolvido no Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam).
Vânia ressaltou que a reunião serviu ainda para que os representantes das forças de segurança do município tomassem conhecimento do trabalho que é desenvolvido pela Codim. “O enfrentamento à violência contra a mulher exige a efetiva integração de diferentes setores das áreas de segurança pública e da justiça, bem como o envolvimento da sociedade civil organizada”.
Ela lembrou, que na ocasião, os participantes também refletiram sobre a violência no Brasil e especialmente em Macaé que nos últimos dias vem apresentando situações que tem causado preocupação em toda a sociedade.