Com a proposta de aliar educação e cidadania, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, está definindo os últimos detalhes para a realização da Gincana “Colégio de Aplicação em Ação Social (CApas)”. A expectativa é que 150 estudantes de seis turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio participem da ação na segunda quinzena do mês de junho. A intenção é socializar os alunos nas ações de arrecadação de alimentos e produtos de limpeza, que este ano serão doados a uma entidade assistencial que atende a crianças e adolescentes. Para isso, os alunos já estão percorrendo supermercados e comércios do município.
Durante a gincana, os estudantes também vão competir em modalidades como xadrez e outras atividades diversas. Mas, além da gincana e da arrecadação de produtos, os alunos do Colégio de Aplicação também vão assistir aulas em que são destacados conteúdos e assuntos ligados à cidadania. Em virtude da visita a uma casa assistencial ligada à criança, os professores do CAps vão desenvolver debates e trabalhos voltados para questões sociais ligadas à infância.
Segundo a Secretária de Educação, Marilena Garcia, o Colégio Aplicação é a prova da preocupação com a qualidade de ensino: “Fico satisfeita em registrarmos o empenho dos alunos do CAp. Todos passaram por um processo seletivo difícil no ano passado, e agora estão se preparando para o tão esperado vestibular. Mas além da formação acadêmica, o mais importante é o fato do CAp formar verdadeiros cidadãos com ações como esta”, disse.
Esta será a terceira vez que o evento será realizado. Nas edições anteriores, as turmas campeãs da programação visitaram o Sanatório Oswaldo Cruz, em Petrópolis, e o Lar de Idosos Santo Antônio, em Conceição de Macabu. Tudo isso, de acordo com a diretora do CAp, Vanessa Ribeiro, reafirma que “a unidade está trabalhando na formação integral do cidadão”, afirma.
Já o coordenador de Projetos do Colégio de Aplicação, Eduardo Tavares Damas, observa que “a Gincana CApas contará com uma programação que promete marcar o semestre letivo dos alunos da unidade”, pontua.
O Colégio Aplicação é uma instituição ligada à Secretaria de Educação, por meio da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC), que tem o objetivo de preparar os alunos da rede municipal para o ingresso ao ensino superior. A grade curricular oferece formação para o Ensino Médio ao mesmo tempo em que é voltado para o processo seletivo do vestibular. O CAp iniciou suas atividades em 2010, com duas turmas de 1º ano do Ensino Médio com 35 alunos cada e atuação de 18 professores do quadro do magistério municipal. Hoje, este número aumentou para 197 alunos e 25 professores.
A direção da unidade se orgulha pelos projetos que estão sendo desenvolvidos. Entre as atividades estão as diversas oficinas ministradas no contraturno, que são eletivas e escolhidas no início do ano letivo. Entre elas estão Xadrez, relações Gênero, Diversidade e Sexualidade, Música, Teatro, Coral, Desenho Artístico, Jornal, Educação Financeira, Informática Educativa e Música Eletrônica. Além disso, o CAp também está inovando com a inserção das disciplinas “História no Cinema” e “História do Negro na Música”.
Ações - Os próximos eventos que serão desenvolvidos no CAp serão o projeto “Captando Talentos”, que tem o objetivo de destacar as habilidades dos alunos voltadas para música, dança e teatro. Ainda no segundo semestre haverá a Mostra Cultural das Oficinas. O objetivo é apresentar a culminância das atividades culturais desenvolvidas no decorrer deste ano.