logo

Colégio Botafogo promove torneio do projeto “Gentileza Gera Gentileza”

25/08/2011 16:01:41 - Jornalista: Carlos Fernandes

O Colégio Municipal Botafogo realizou a 5ª edição dos Torneios Interclasses de Futsal e Queimado. A ação, que surgiu por iniciativa dos professores e conta com a organização da diretoria da escola, faz parte do projeto “Gentileza Gera Gentileza”, que visa a transformação de conceitos e comportamentos dos estudantes através do resgate atitudes diárias.

O projeto surgiu a partir da ideia de melhorar o relacionamento entre toda a comunidade escolar, desde os alunos e funcionários até a direção do colégio. O “Gentileza Gera Gentileza” se iniciou no segundo semestre pelo esporte, para que os alunos percebam que existem regras a serem cumpridas e que mesmo quando adversários, todos devem se tratar com respeito, como explica a diretora do Colégio Botafogo, Luiziana Simões de Almeida.

- Fizemos campeonatos de futsal e de queimado, competições de judô, apresentação de ballet e uma gincana. Mas na verdade queremos levar este projeto para fora da escola, para que estes alunos levem para suas casas e para a comunidade um novo olhar, um novo comportamento, uma nova maneira de lidar com o outro e melhorar a sua relação.

Aproximadamente 150 alunos participaram das competições de futsal e queimado, nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-17. Em cada uma delas, o vencedor recebeu como prêmio um troféu, enquanto os segundos colocados ganharam medalhas.

- Através deste projeto queremos trazer outros conceitos para o cotidiano da escola, como tolerância, paciência, respeito, dentre outros. E este torneio é mais um momento de diversão, descontração e integração. É muito mais que uma aula, é uma lição de cidadania, afirmou Douglas Rodrigues Ribeiro, orientador pedagógico e organizador do evento.

Para a estudante Herdiane Santos da Silva, que participou do torneio de Queimado, a iniciativa do Colégio Municipal Botafogo é importante, não só pela disputa esportiva, mas pelos valores que estão sendo transmitidos através do Projeto “Gentileza Gera Gentileza”.

- O projeto é muito bom para todos, já que muitos não sabem o significado do respeito e da educação que se deve ter com o próximo. E é exatamente como o nome do projeto está dizendo. É a gentileza que gera a gentileza. E com o torneio, todos colaboram e se tornam amigos – disse a aluna do 8º ano.

Além das competições esportivas, também serão trabalhados textos que serão montados pelos alunos, que estão escrevendo as regras de convivência. Os estudantes ainda estão preparando músicas para que no final do ano seja realizado um festival de talentos, onde cada um vai poder demonstrar como podem contribuir com o projeto.