Dança, teatro de fantoches, música e poesia em um verdadeiro show de talentos. Foi assim que alunos do Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo resolveram comemorar o final do semestre letivo em 2012. A iniciativa em realizar as apresentações no lugar das tradicionais festas julinas, comuns nesta época do ano, partiu dos próprios alunos, que apresentaram suas habilidades em diversas áreas ao público presente, composto por funcionários, pais e a comunidade em geral. O “Show de Talentos” aconteceu no último sábado (7), na quadra da unidade municipal de ensino.
- Com esta iniciativa, os alunos mais uma vez mostraram todo o seu potencial. A rede municipal de ensino possui estudantes com dons e talentos que não podem passar despercebidos. E cabe a escola fazer uma avaliação das habilidades artísticas dos seus alunos e incentivá-los a partir de eventos como este. São ações que estimulam o protagonismo destes alunos, além de incentivar a utilização deste talento também fora da escola, livrando-os da vulnerabilidade social – parabenizou a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
Para o diretor geral da unidade de ensino, Nílton de Oliveira Cardoso Júnior, o objetivo da realização do “Show de Talentos” foi oferecer aos alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade um espaço dedicado à expressão livre e que incentiva talentos artísticos, além de aproximar a escola da comunidade:
- Foi uma ideia dos próprios alunos, que nós abraçamos prontamente. Eles mesmos tiveram a iniciativa de se inscrever e prepararam as apresentações. Nosso grande objetivo é trazer a comunidade para a escola e, até por isso, esta festa vai entrar para o nosso calendário. Assim, novas conquistas virão, porque é a comunidade que faz a escola crescer, afirmou Nílton.
A diretora-adjunta complementa, dizendo que esta é uma maneira de compartilhar as habilidades artísticas, além de proporcionar uma confraternização entre alunos, pais, professores e direção.
- Este projeto surgiu da vontade deles em mostrar seus talentos, o que gerou esta apresentação para os familiares e para a comunidade. Foi um evento muito grande, mas que pedagogicamente é importante mostrar que estes alunos possuem talento. É uma festa que veio para ficar, disse Luciana Vellasco Cotta de Azevedo.
Os estudantes não escondiam a empolgação em serem protagonistas das apresentações que encantaram o público: “Tive a ideia desta coreografia em uma semana juntamos o grupo e ensaiamos a coreografia. Ficamos com medo de errar, mas deu tudo certo final”, disse Tauane Hellen, que junto aos seus colegas do 6º ano realizou uma apresentação de dança.
Além das apresentações, os alunos que estão cursando o 9º ano realizaram a venda de comidas e bebidas, com o intuito de arrecadarem dinheiro para a sua festa de formatura no final do ano.
- Estamos tentando arrecadar dinheiro da formatura e alcançamos algumas coisas com o Festival de Talentos. Foi a primeira vez que vi a escola mobilizada desta forma. E no meu último ano aqui, eu tenho que aproveitar. Já estou com muita saudade da escola e de todos daqui, onde estudo desde o 6º ano disse Carolina dos Santos.
Enquanto isso, José Assis Marcondes Nogueira, avô da aluna Maiara Naomi Nogueira, do 8º ano, considera esta uma forma enfatizar a importância dos pais e responsáveis participarem de todos os momentos da vida escolar de seus filhos, fortalecendo a presença da família na escola.
- Este tipo de trabalho de reunir a família junto à escola é muito importante, porque você fica sabendo como é o funcionamento da escola no dia a dia e de que maneira você pode interferir positivamente para ajudar. Em todas as escolas essa aproximação deveria ser incentivada, finalizou.