logo

Colégio de Aplicação abre ano letivo

20/02/2013 15:08:00 - Jornalista: Gerson Dudus

No último dia 18, com uma aula inaugural no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, o Colégio de Aplicação (CAp) começou seu ano letivo. Cerca de cento e cinquenta pessoas, entre estudantes, pais de alunos e professores marcaram presença. Iniciando o evento, o Coral CAp apresentou três músicas. A mesa do evento foi formada por três representantes da Funemac (Fundação Educacional de Macaé), órgão do governo que gerencia o CAp, além de representantes dos alunos, professores e direção do colégio.

O CAp, que existe desde 2009, oferecendo 70 vagas em duas turmas, tornou-se exemplo de educação pública de excelência, vencendo prêmios em feiras de ciência e eventos estudantis no estado. A procura cresce a cada ano: em 2009, 150 jovens se inscreveram para o processo seletivo; em 2012, foram 637 inscrições. A primeira formatura do CAp, ano passado, foi realizada com 53 alunos. Destes, 18 foram aprovados no vestibular (11 em universidades públicas, sete em faculdades privadas) e dez alunos optaram por fazer cursos técnicos e passaram para Institutos Federais.



O evento teve a participação de uma ex-aluna do CAp, Diulia Correia, que deu seu depoimento sobre como o colégio literalmente abriu as portas do mundo para ela. Ela venceu um concurso e participou de um intercâmbio internacional, estudando na República Tcheca por um ano. Ao retornar, passou no vestibular e vai estudar Relações Internacionais, o curso que desejava, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), escola que desejava.



Esses resultados acontecem porque a preocupação do CAp não é apenas com o conteúdo acadêmico, mas com uma formação humanista dos alunos em todos os espaços da escola, uma formação para a diversidade e o respeito às diferenças. A aula inaugural terminou com o sorteio dos 70 selecionados para compor as duas novas turmas de alunos.