A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, abriu edital de admissão de alunos para o Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp/Funemac) para 2012. Foram abertas 60 vagas para o primeiro ano do ensino médio e dez para o segundo ano, mesmo número do ano anterior. O edital reserva 80% das vagas do primeiro ano para alunos oriundos da rede pública municipal. O período de inscrições para o CAp, colégio em horário integral, é de cinco de setembro até as 16h de 23 de setembro. O edital está disponível no site da Funemac (www.funemac.edu.br).
Os interessados em concorrer a uma das vagas para o primeiro ano devem ter concluído ou estar cursando o nono ano do ensino fundamental, devendo ser aprovados sem dependência de disciplinas. Os candidatos às vagas do segundo ano devem ter concluído ou estar cursando, este ano, o primeiro ano do ensino médio e nela devem vir a ser aprovados sem dependência.
- O Colégio de Aplicação é uma escola modelo criada para dar oportunidade, especialmente aos estudantes da rede municipal, de conquistarem uma vaga no ensino superior. Nos preocupamos também com o acesso ao mercado de trabalho, mas, especialmente, em preparar para a vida, com ensino de qualidade e com educação integral, ressaltou o secretário de Educação, Guto Garcia.
Localizada no bairro Novo Botafogo, a unidade é freqüentada por cerca de 120 alunos. O colégio funciona desde fevereiro de 2010. O CAp oferece, além da base comum do ensino médio, duas línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol); a disciplina Introdução à Metodologia Científica (IMC), oficina de xadrez, de informática, de leitura, de produção textual e reforço semanal. Dispõe ainda de oficinas de artes cênicas e de músicas. Os alunos recebem livros didáticos, transporte e merenda escolar.
Inscrição
O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 10,00, a ser depositado no banco do Brasil, agência Macaé 0051-5, conta corrente 12362-5, tendo como identificador o CPF do responsável ou do próprio candidato. Esse comprovante de depósito bancário deverá ser apresentado para efetivar a inscrição.
A inscrição terá que ser feita pelo responsável, no CAp, rua Vereador Djalma Salles Pessanha, nº 591, terceiro andar, no bairro Novo Botafogo, no período de 05 a 23 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O responsável, além do comprovante original de pagamento da inscrição, precisará apresentar: original e cópia da certidão de nascimento do candidato; duas fotos 3x4 recentes; declaração escolar expedida há no máximo trinta dias (datados, carimbados e assinados pela direção da escola, em papel timbrado) de que o candidato está cursando a série no ano vigente. Depois de efetivada a inscrição, o responsável receberá o cartão de inscrição
definivo.
Esse cartão é o comprovante de identificação do candidato. Ele deverá ser apresentado para fazer a prova, durante as verificações de classificação e sempre que solicitado. O processo seletivo inclui as seguintes disciplinas do ensino fundamental e ensino médio: Língua Portuguesa, Matemática e Redação, no dia 06 de novembro de 2011, com início às
9 horas, na Cidade Universitária de Macaé, rua Aloísio da Silva Gomes, nº 50, Granja dos Cavaleiros. Será permitido entrar no local de prova, que terá duração total de quatro horas, somente até as 8h30.
No site da Funemac, está disponível o edital com um anexo contendo os conteúdos programáticos. Do edital constam também informações sobre a pontuação. Os resultados serão divulgados em três listas e três reclassificações já estão previstas. A relação final será divulgada no dia 05 de dezembro, no site da Funemac, na sede do CAp e na imprensa local. Até 31 de março de 2012, poderão ser promovidas novas chamadas caso existam vagas nas séries. O edital especifica ainda os documentos necessários para a matrícula.