logo

Colégio de Pescadores de Macaé convida população para cair na folia

15/02/2007 18:33:29 - Jornalista: Cesar Dussac

O Colégio Municipal de Pescadores convida a população para prestigiar, nesta sexta-feira (16), o desfile do seu bloco, formado por alunos e professores. Com o tema “Tá estressado? Vai pescar”, e o samba composto por alunos do 6º ao 9º ano, a agremiação sai das dependências do Colégio, às 10h, atravessa o calçadão da Avenida Rui Barbosa e anima os foliões na praça Veríssimo de Mello, durante 60 minutos.

A criação do bloco, formação e desfile se enquadram nas instruções da Lei 9394/96, de Diretrizes e Bases, como atividades extra-classe. Durante 15 dias, uma comissão formada por professores do colégio orientou os alunos em diversos itens da produção do evento. O professor Paulo César Maia, um dos coordenadores do trabalho, fala da importância do bloco na formação dos alunos.

- Este é um projeto cultural, que funciona como resultado das atividades desenvolvidas pelo Colégio dos Pescadores durante o ano todo. É o momento em que a gente traz todo o pessoal que trabalha aqui. Fazemos oficinas para desenvolver o enredo, a composição da letra do samba, a linguagem, a criação de textos, a produção musical. No item bateria, discutimos a relação dos instrumentos com os alunos, as composições -, ressaltou. César Maia acentuou a importância da organização e da linguagem visual do bloco.

- Os alunos têm que considerar que, apesar de mexer com a emoção, o desfile tem que obedecer a uma organização intelectual. Passamos para os alunos as noções básicas da organização do desfile do princípio ao fim e a relação entre o enredo, o samba e as diversas alas, que contam a história ou tema abordado. Aí, tem que se considerar a confecção das fantasias, a partir da comissão de frente, as alegorias, os carros, tudo concorrendo para uma evolução harmônica -, concluiu.