logo

Colégio Eraldo Mussi lança 'Programa Aluno Monitor'

08/05/2019 11:52:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: Rui Porto Filho

Alunos monitores atuarão no contraturno das suas aulas

Com a finalidade de incentivar os valores sociais no ambiente escolar, com base no projeto "Saber Cuidar", por meio de atitudes de cuidado, o Colégio Municipal Eraldo Mussi (Malvinas) divulgou nesta terça-feira (7) o resultado da prova escrita do Programa Institucional Aluno Monitor. Os alunos monitores atuarão exclusivamente no contraturno das suas aulas; deverão apresentar um bom comportamento em sala de aula e boa frequência escolar; serão avaliados mensalmente pelo professor (a) e pela Direção Escolar.

Desta quarta-feira (8) a sexta-feira (10), haverá um curso preparatório para os alunos aprovados e entrevistas sobre monitoria com educadoras da rede municipal, além de reuniões com as famílias para serem recolhidas as autorizações. A partir da próxima segunda-feira (13), os alunos aprovados em todas as etapas iniciarão o programa na unidade escolar. Haverá uma lista de espera e caso surjam novas vagas, outros candidatos que realizaram a prova de monitoria poderão ser convidados.

Dos 40 candidatos inscritos, foram aprovados dez alunos do 4º e 5º anos de escolaridade, entre os turnos da manhã e da tarde. São eles: Ana Carolina Pessanha Ferreira; Ana Clara Rodrigues Pinto; Gustavo dos Santos Nascimento; Rute Vitória Bezerra José Maria; Marlon Brando da Silva; Ana Beatriz da Silva; Bruna Moura Pereira Lopes; Jonatan Rabelo; Luziane Ferreira da Silva; Thauany Vitória Flores.

Caso o (a) aluno (a) monitor (a) não cumpra com os requisitos e regras gerais, não apresentando bom comportamento e frequência escolar, não será permitido que continue na monitoria. Os alunos monitores deverão utilizar o crachá de identificação no exercício da monitoria no contraturno e terão a função de multiplicar atitudes positivas com base no Regimento Escolar e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A primeira etapa do processo seletivo de monitoria constou com a divulgação do edital em abril deste ano, estudado pelos professores e alunos em sala de aula, para esclarecimento de dúvidas. Já a segunda etapa ocorreu com a inscrição do candidato na secretaria da escola, contendo a "ficha de recomendação" do professor, ratificando que o (a) aluno (a) apresentasse e/ou se comprometesse a desempenhar um bom comportamento em sala de aula e boa frequência escolar. Na terceira etapa, no dia 30 de abril, foi realizada a prova escrita pelos candidatos, através de conhecimentos gerais, direitos e deveres.

O Projeto Saber Cuidar 2019 considera o dever e a conscientização de todos na conservação do patrimônio escolar; a importância da preservação do meio ambiente, das plantas, do pátio, refeitório, salas de aula e demais ambientes da unidade escolar. De acordo com a diretora geral da unidade de ensino, Adelina de Jesus de Souza, a proposta do Colégio Municipal Eraldo Mussi junto ao Programa Aluno Monitor é promover situações de aprendizagem significativas, fortalecendo os valores sociais. "O cuidado mútuo, o diálogo, a reflexão crítica na resolução de conflitos que fomentem a cooperação e minimizem os atritos da convivência no espaço escolar e na sociedade em que nossos alunos estão inseridos são abordados", comentou.

A diretora explicou que esta ação parte do desejo de alguns alunos e professores, se estabelecendo como uma das apostas da equipe gestora para motivar os alunos, que serão avaliados mensalmente pelos seus primeiros resultados, aprimorando as ações do grupo com a participação da comunidade escolar.