logo

Colégio Maria Isabel sedia “Movimento Família Escola”

22/11/2011 07:59:15 - Jornalista: Carlos Fernandes

O Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão está sediando, nesta terça-feira (22), às 16h, o “Movimento Família Escola”, que visa mobilizar pais e responsáveis pelos alunos da escola. Durante o encontro, será realizada a distribuição de cartilhas elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC). Nela estão contidas orientações sobre como viver o cotidiano da escola, como lidar com as situações que necessitam de acompanhamento das atividades realizadas pelos filhos em casa e a importância dos estudos, dentre outras.

Por entender que a família possui papel primordial na construção dos valores que serão incorporados pela criança e pelo jovem, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, vem realizando diversas ações para integrar a família à escola. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, esta é uma das prioridades da pasta:

- A integração de pais, alunos e toda a comunidade à escola é um dos objetivos estipulados para a educação municipal. E com este evento, trazemos a família até escola, para que os pais conheçam o lugar onde o filho estuda, saibam o que a instituição de ensino oferece e também se fortalece esta parceria entre a escola e família. Quanto maior o envolvimento da família, melhor o desempenho do aluno, diz o secretário.

As ações do “Movimento Família Escola” no Maria Isabel Damasceno Simão serão coordenadas pela equipe da Coordenação dos Conselhos Escolares. Segundo Rogélia Rozendo, que faz parte da coordenação, o objetivo é sensibilizar alunos, pais, professores e diretores para a importância da integração e do acompanhamento dos responsáveis nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas pela unidade de ensino:

- Resolvemos iniciar este trabalho pelo Colégio Maria Isabel, mas a ideia é que se crie um calendário fixo para que possamos realizar o “Movimento Família Escola” nas demais unidades de ensino da rede municipal a partir de 2012. Com isso, queremos reafirmar a importância de se trabalhar com a família também dentro da escola.

Na sexta-feira (18), o Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão recebeu a palestra “Conselhos Escolares: o caminho para uma gestão democrática”, voltada para os novos conselheiros das 33 escolas da rede municipal de ensino que passaram pelo processo de eleição em agosto, setembro e outubro. O objetivo foi que eles conhecessem o Conselho Escolar, a importância de ser conselheiro e quais suas atribuições, não só sobre as questões financeiras, mas também pedagógicas e administrativas da escola.

- A expectativa é que a cada dia o conselho tome uma proporção maior na escola e que ele seja visto com um novo olhar. Antes, o conselho estava presente na escola, mas não com a força que tem atualmente, de transformar o espaço da escola, para que se tenha uma melhoria na qualidade do ensino, finalizou Rogélia.

Os conselhos escolares fazem parte de uma proposta do Ministério da Educação e recebem a verba do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do governo federal, além de verbas municipais para zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares, dentre outras atribuições.