O Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, situado no bairro Miramar, vai receber nesta quarta-feira (28) a Orquestra Popular de Macaé. A apresentação será às 11h e às 13h30, na sede da unidade. O objetivo é despertar nos estudantes o gosto pela musicalidade e pelas manifestações culturais.
A visita do projeto da prefeitura, desenvolvido pela Escola de Artes Maria José Guedes (Emart), da Fundação Macaé de Cultura, é uma ação integrada com a secretaria de Educação. A unidade municipal Ancyra Gonçalves Pimentel conta com 872 alunos do sexto ao nono ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A apresentação da Orquestra Popular de Macaé às unidades municipais de ensino também tem a finalidade de contribuir para formação de plateia diante de repertório variado, desde samba ao choro, além do jazz contemporâneo.
Segundo o diretor da unidade, Gilson Vaz, esta será uma oportunidade para motivar os alunos. “A proposta é que conforme o interesse dos estudantes, seja aberto nas dependências da unidade um núcleo de formação musical”, disse.
Com a atuação da Orquestra Popular de Macaé, o governo pretende envolver outras secretarias e instituições musicais, a fim de que essa orquestra sirva de referência estética para os jovens, gerando trabalho para os músicos de Macaé.
A Orquestra Popular de Macaé conta com a regência do músico Bruno Py e é composta por sax, percussão, trompete, contrabaixo, trombone, flauta, guitarra, violino, bateria e violoncelo. A previsão é que sejam criados núcleos de formação musical descentralizados em diversos bairros, escolas e comunidades. O objetivo é formar músicos para a Orquestra Popular de Macaé.