logo

Colégio Municipal de Pescadores realiza Feira de Ciências

08/07/2010 09:44:48 - Jornalista: Liliane Barboza

Alunos do Colégio Municipal de Pescadores, localizado na Barra de Macaé, realizaram, nesta quarta-feira (7), sua Feira de Ciências. O objetivo principal foi proporcionar para os alunos do 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental, incentivo a iniciação científica e pesquisa. Para este ano, os estudantes escolheram temas que abordassem também as questões ambientais. Ao todo, participaram 150 alunos.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, desde o início da sua gestão, incentiva a realização das Feiras de Ciências em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino.

- É uma oportunidade dos alunos exercerem a sua criatividade e praticar a teoria que foi ensinada dentro da sala de aula. Além de incentivar o conhecimento, bem como a pesquisa científica, ressaltou.

De acordo com informações da coordenadora de Geografia; História; Ciências e Relações Sócio-ambientais, Fabiana Mendonça, cinco professores que ministram aulas para os alunos do 6º ao 9º ano apresentaram trabalhos com diversos temas.

- O primeiro trabalho foi coordenado pelos professores Gerlane Cavalcanti e Paulo Cordeiro que trabalharam com os alunos da turma 601 sobre larvas e diversos organismos que são transportados para o ecossistema por meio de água de lastro, que ficam acumuladas dentro dos navios. Esses organismos são despejados em nosso ecossistema, prejudicando o nosso meio ambiente, explicou com detalhes.

Já a turma 603, apresentou trabalho sobre filtro biológico confeccionado com garrafas peti, mostrando para os visitantes como funciona. Alem disso, os estudantes fizeram uma exposição de plantas medicinais trazidas pelos próprios alunos de suas casas.

- A professora Ana Cabral trabalhou com os seus alunos sobre quais são os tipos de artes de pesca, com ênfase na pesca de arrasto, pois, essa prática causa grandes impactos ambientais, acrescentou.

A coordenadora Fabiana Mendonça informou ainda que a professora Elaine Lima, realizou trabalho de pesquisa com alunos da turma 901, sobre a questão da poluição das águas decorrente dos metais pesados e elementos químicos que as embarcações despejam, principalmente nas orlas.

- Além de todos esses trabalhos, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Projeto Pescarte, destinada a ensinar a população sobre a importância e a preservação ambiental. Os estudantes fizeram uma maquete de um peixe, utilizando materiais coletados próximos do colégio, como conchas e garrafas peti, finalizou.