logo

Colônia de Férias do CMDDCA promove inclusão e cidadania

21/01/2010 15:43:44 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Robson Maia

Colônia esta sendo realizada no Ginásio Municipal

Sucesso total. Assim pode ser definida a Colônia de Férias do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA), que está acontecendo no Ginásio Municipal de Macaé e ocupará o tempo ocioso de crianças e adolescentes com idade entre sete e dezessete anos.

Uma das novidades da Colônia de Férias esse ano, que tem como tema a Prevenção às Drogas, é a inclusão que o CMDDCA está promovendo através do esporte e da cultura ações de cidadania e educação para deficientes auditivos e também para adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas. “Precisamos promover a integração das crianças e adolescentes, para que todos percebam que são iguais, apesar das diferenças”, explicou Antonio Felipe Gonçalves, presidente do CMDDCA.
Em parceria com a Associação Macaense de Apoio ao Deficiente Auditivo (Amada), o Conselho disponibilizou vagas para crianças com deficiência auditiva, possibilitando assim a inclusão destes. Para Marilene Fernandes, diretora da instituição, é importante a realização de eventos deste tipo. Durante a colônia, os interpretes de Libras (linguagem brasileira de sinais) estão presentes.
- Esse tipo de parceria possibilita que nossos jovens participem ativamente de atividades. Assim, mostramos para ele e também para os outros, que as diferenças não impedem de ter uma vida normal. Foi muito boa a proposta do CMDDCA em possibilitar essas ações, ressaltou.
Outra parceria foi com o Criaad - Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente, antigo Criam. O local, que atende aos adolescentes em conflito com a lei, encaminhou adolescentes que estão participando da colônia de férias. De acordo com Marcelo dos Santos, diretor do Criaad Macaé, a parceria possibilita que seja feita a ressocialização do adolescente, possibilitando a ele novas oportunidades de conhecimento e crescimento pessoal. “Essas vagas vão possibilitar que os jovens realizem diversas atividades. O CMDDCA Macaé tem sido nosso parceiro constante nessas ações”, destacou.
O projeto da Colônia de férias é uma realização do CMDDCA, com apoio da prefeitura de Macaé, realizado Associação Macaense Prosport. “Pensamos neste projeto para combater com mais eficácia o ócio das crianças provocado pelas férias escolares. O objetivo principal é evitar o contato destes jovens com drogas e a marginalidade, que serão combatidos com esporte, cultura, educação e lazer”, explicou o secretário geral do CMDDCA Juliano Sebastian.
Além do transporte gratuito diariamente, as crianças que participaram das atividades receberão um kit composto de camisa, bermuda, mochila e cantil de água. Para a secretaria de projetos do CMDDCA, Edileny Villaça esse é mais um incentivo para a participação dos jovens. "A oportunidade de se fazer um esporte, aprender um pouco mais, sempre agrada às crianças e adolescentes. Ainda mais tendo transporte gratuito e brindes", disse.

As inscrições, que haviam sido prorrogadas, foram encerradas nessa terça, pois alcançou-se o número máximo de adolescentes que o projeto suporta. "Para evitar a superlotação e também, garantir maior segurança e atividades bem organizadas,as inscrições foram fechadas quando se alcançou o número de 800 crianças e adolescentes inscritos na Colônia de Férias", explicou. Mais informações no telefone: 27724268 (Conselho da Criança).