logo

Colônia Z3 e Capitania dos Portos promovem curso de capacitação para pescadores

18/08/2009 14:19:18 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

Carga horária do curso é de 36 horas

Para que 30 pescadores passem a ter carteira profissional, que lhes dará direito de pescar em todo o litoral brasileiro com as devidas legalizações, a Colônia de Pescadores Z3 de Macaé, junto com a Capitania dos Portos, está promovendo curso de capacitação para pescadores. As aulas estão acontecendo nesta semana e terminam na sexta-feira (23). A carga horária é de 36 horas.

A Subsecretaria de Pesca, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Macaé, está apoiando o projeto, por intermédio da cessão do espaço para as aulas, na Rua Dr. Télio Barreto 28. Segundo o presidente da Colônia Z3, Marcelo Madalena, os atuais alunos do curso poderão contar com benefícios como segurados especiais, além de seguro defeso e auxílio doença, assim que tiverem a sua carteira.

O professor do curso, José Mariano da Costa, lembrou que está promovendo capacitação dos pescadores no que diz respeito à segurança no trabalho. “Primeiros socorros, combate a incêndio entre outras atividades têm sido ensinadas a eles”, conta ele, acrescentando que regras de tráfego marinho e mecanismos para evitar poluição no mar também são temas do curso.

Para o pescador Willian César de Azevedo Ataíde, 24, que desde os 12 anos de idade atua como pescador em Macaé, a subsecretaria de Pesca, a Colônia Z3 e a Associação Mista dos Pescadores têm apoiado significativamente a classe. “Estou animado em conseguir a carteira”, anima-se. Já o pescador André dos Santos, 31, que há 15 anos pesca na cidade, disse que está gostando dos conteúdos das aulas do curso de capacitação de pescadores.

Audio

Entrevistado: Marcelo Madalena Presidente da Colônia de Pescadores Z3
Reporter: Eraldo Manhães