Com grande público, Beach Soccer é atração do Fest Verão

13/03/2014 11:00:00 - Jornalista: Thales Coutinho

Foto: Ana Chaffin

Primeira fase do campeonato prossegue até sexta-feira e as decisões no final de semana

O segundo dia de competição do beach soccer movimentou a arena montada nas areias da Praia Campista. Fazendo parte da programação do Fest Verão 2014, o campeonato reúne 55 equipes e cerca de 650 atletas divididos nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e feminino. Com presença de grande público, os jogos da primeira fase acontecem até sexta-feira (14), a partir das 18h, e as decisões no final de semana. O evento é uma realização da Prefeitura de Macaé através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).

Com duas arenas montadas, o campeonato atraiu um grande público. Para o comerciante Flávio Silveira, que parou para assistir aos jogos, estimular a prática esportiva é de grande valia. “É um evento muito legal que reúne crianças de várias comunidades macaenses e estimula nesses jovens o prazer do esporte”, declarou.

Nesta fase classificatória, pela categoria sub-9 estão na disputa as equipes do Morro de São Jorge, Escolinha Botafogo e Barroco Lopes pelo grupo A. No grupo B, Fronteira, Nova Esperança e Fluminense disputam uma vaga na segunda fase. E pelo C, Sesi, Amfe e Projeto Zico. Classificam os primeiros colocados de cada chave e o segundo colocado de melhor campanha.

Já pelo sub-11, 12 equipes estão na briga pelo título deste ano. Nova Esperança, Escolinha Botafogo, Fluminense, Projeto Zico, Morro de São Jorge, Estrela Futuro, Galax, Barroco Lopes, Fronteira, Sesi, Flamengo e Mar do Norte. Os dois melhores de cada grupo avançam para a disputa das quartas de final.

Pelo sub-13, Galax, Claudio Moacyr, Flamengo, Projeto Zico, Nova Esperança, Escolinha Botafogo, Vinci Sports, Sesi, Fronteira, Amfe, Mar do Norte e Barroco Lopes são os inscritos. Com três times por grupo, classificam os dois melhores que avançam para a fase decisiva.

A categoria sub-15 possui o maior número de inscritos com 16 equipes. Separados em quatro grupos, na chave A, Fluminense, Vinci Sports, Dínamo e Nova Esperança. Pelo grupo B, Estrela Futuro, Riviera, Claudio Moacyr e Barroco Lopes. Já o grupo C é composto por Fronteira, Escolinha Botafogo, Morro de São Jorge e Galax. Fechando o último grupo, Sesi, Projeto Zico, Amfe e Flamengo. As duas melhores campanhas garantem vaga nas quartas de final.

As mulheres também participam da competição. Com seis equipes separadas em dois grupos de três, Criciúma Macaé, Sesi II e Escolinha Botafogo disputam a vaga no grupo A, enquanto, Morro de São Jorge, Riviera e Sesi I se enfrentam no grupo B. As duas melhores em cada chave classificam para as semifinal.

Para o coordenador das categorias de base da Fesportur, Maurício Ibrahim, o tradicional campeonato de futebol de areia mobiliza toda sociedade e permite a integração dessas crianças. “O futebol por si só atrai o público brasileiro. Quando temos uma competição local com crianças de várias regiões da cidade, a presença da torcida engrandece nosso evento. Só que o mais importante em realizarmos esta evento é o aprendizado que o esporte proporciona para essas crianças. A socialização, a integração e principalmente, o prazer na prática esportiva”, disse Maurício.