Foto: Jefferson Rezende
Nesta sexta-feira (9) equipes da unidade da Estratégia Saúde da Família atuaram no bairro Malvinas
A Prefeitura de Macaé vem realizando uma grande força-tarefa para combater o mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa conta com ações intersetoriais e simultâneas em diversos bairros, localidades e distritos.
Nesta sexta-feira (9), as equipes da unidade da Estratégia Saúde da Família, do bairro Malvinas, A/C, em parceria com a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde, promoveram diversas atividades visando conscientizar a comunidade de que o enfrentamento ao Aedes é uma tarefa permanente e coletiva.
A atividade aconteceu nas ruas do bairro, onde os moradores e comerciantes receberam todas as orientações de como verificar e eliminar os possíveis focos em suas casas, conheceram alguns dos sintomas da doença, como febre alta, dor intensa no corpo e nas articulações e manchas vermelhas.
A gerente da unidade, a enfermeira Ana Paula Tourinho, conta que juntamente com a gerente da unidade Malvinas A, Mariana Martins, e os Agentes Comunitários de Saúde organizaram um bloco de Carnaval para chamar a atenção da comunidade para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissível (ISTs), com o uso do preservativo e para chamar atenção para a prevenção da dengue.
Quem também promoveu uma ação de combate ao Aedes, com orientação e panfletagem para os usuários, foram os profissionais do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi) e a equipe do Centro de Apoio à Pessoa Idosa (Capi).
“Percorremos diversas ruas com uma bicicleta de som com jingle especial criado para o evento. Também fizemos kits para distribuir com preservativos e folhetos de como identificar e eliminar os focos do Aedes aegypt”, detalhou Ana Paula, ressaltando que o objetivo da atividade foi prevenir a proliferação dos focos do Aedes aegypti; conscientizar a população sobre a importância da participação de todos no combate à dengue e, consequentemente, reduzir o número de casos da doença.