Combate à Dengue tem mobilização nesta sexta e Dia D no sábado

Feb 29, 2024 7:08:00 PM - Jornalista: Joice Trindade

Nesta sexta-feira (1 de março), equipes da Secretaria de Saúde estarão transmitindo informações voltadas para sensibilização do combate à dengue durante mobilização no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, das 9h às 12h. A ação contará com a atuação de agentes de combate às endemias e agentes comunitários em Saúde. Já no sábado (2), o Dia D contará com atuação no Lagomar e Engenho da Praia, a partir das 8h. O objetivo é orientar a população sobre a propagação e a forma de prevenção da doença.

As ações da força-tarefa montada pela Prefeitura de Macaé no controle às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, estão sendo intensificadas. A Secretaria de Saúde implementou um novo fluxograma de atendimento. Os pacientes que estiverem nas unidades de urgência e emergência serão encaminhados para um consultório específico, como também os casos suspeitos de Covid. Este paciente será testado para dengue, zika e chikungunya e, de acordo com o sintoma, a testagem será para Covid.

O secretário de Saúde, Alexandre Cruz, reforça que a colaboração e apoio da população é importante. “O Estado já decretou epidemia de dengue e nós estamos organizados e com planejamento caso o município tenha um aumento no número de casos. A dengue é uma responsabilidade de todos e a população precisa abraçar essa luta, sendo também um agente”, pontuou.

Outra ação da Secretaria de Saúde é a busca ativa durante as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde, para que possam identificar se tem alguém naquela residência com sintomas e se já procurou a unidade de saúde. Vale lembrar, que já foi ministrado em Macaé um treinamento para estes profissionais com o objetivo de orientar e melhor atender os moradores, principalmente os mais resistentes em procurar a unidade de saúde.