Foto: João Barreto - Arquivo Secom
Durante a visita, os agentes eliminam locais que podem servir de criadouros do mosquito
O Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, divulgou dados dos trabalhos realizados este ano no combate ao Aedes aegypti. De acordo com os dados, somente este ano, 48.754 imóveis foram vistoriados pelos agentes. Em 1.060 destes foram encontrados focos do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chicungunha.
O relatório informa ainda que a atuação se estendeu em 26 localidades em Macaé. De janeiro até agora, 221 solicitações foram atendidas e 24 palestras foram ministradas com o objetivo de massificar as informações dos cuidados preventivos. Neste período, o trabalho também contou com o apoio das Forças Armadas, que por meio da Marinha e do Exército, ampliaram os esforços no combate e eliminação dos focos de mosquito.
Nesta semana, as ações estão concentradas em atender solicitações de visitas domiciliares feitas pela população por meio do e-mail: cczmacae@yahoo.com.br e telefones: 2772-6333 e 2765-8700, ramal 249.
- As pessoas estão mais receptivas em receber os agentes de combate a endemias. No entanto, ainda há alguma resistência. É importante que cada um faça a sua parte e também colabore com o nosso trabalho, que é contínuo, pois temos agentes responsáveis em vistoriar cada bairro da cidade e Região Serrana - informou o coordenador geral do CCZ, Flávio Pascoal.
Palestras - Além das visitas domiciliares, o CCZ atende solicitações de empresas e instituições para ministrar palestras sobre o assunto. Na terça-feira (23), o tema foi apresentado na Infraero, Aeroporto de Macaé e, nesta quarta-feira (24), às 15h30, o trabalho será realizado na empresa Brascabo.
Mutirões - Os mutirões continuam essa semana até a sexta-feira (26), nos bairros Novo Cavaleiros, Novo Horizonte, Visconde de Araújo, Aroeira, Malvinas, Mirante da Lagoa e em Córrego do Ouro, na Região Serrana.
Carro fumacê - O trabalho de controle químico por carro fumacê esta semana será realizado nos bairros Malvinas, Aroeira, Granja dos Cavaleiros, Barra de Macaé, Parque Valentina Miranda, Piracema e Lagoa.