Foto: João Barreto
Casas onde os agentes de endemias não encontram focos do mosquito Aedes aegypti recebem adesivo verde
Os agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram uma ação nos bairros Cajueiros e Alto dos Cajueiros, na manhã desta sexta-feira (26). O trabalho consistiu na adesivação de casas, estabelecimentos comerciais e empresas, além da vistoria rotineira nos imóveis. As ações na localidade começaram no mês de dezembro.
De acordo com informações do supervisor de campo, Moisés Pereira, os adesivos azuis são colocadas em empresas e estabelecimentos comerciais. Já o de cor verde é destinado a residências. "Estamos colocando os adesivos somente em locais onde os agentes de endemias não encontram focos do mosquito Aedes aegypti, responsável em transmitir a dengue, a chicungunha e o zika vírus. Nós estamos com agentes todos os dias visitando as casas do bairro", ressaltou.
O comerciante há cerca de 15 anos do Cajueiros, João Batista, recebeu o adesivo azul. Ele ressaltou que o agente de combate a endemias responsável pela área, Sílvio Néris, esclareceu suas dúvidas e orientou seus funcionários. "O combate ao mosquito depende de todos nós. Há quatro anos o Sílvio vistoria o meu estabelecimento e acho importante o trabalho dele. Não tive nenhum caso da doença na minha família, mas a melhor saída é deixar que ele faça o trabalho necessário", disse.
A moradora há 45 anos do bairro Alto dos Cajueiros, Maria das Graças Tavares, também colabora com o trabalho dos agentes, quando eles vão até a sua residência para realizar as orientações. "Tenho netos e não quero que ninguém fique doente. Meu marido faz questão de verificar, após cada chuva, os ralos e as plantas", afirmou.
Os agentes de combate a endemias intensificam as ações nos Cajueiros e Alto dos Cajueiros até a próxima sexta-feira (4). Mais informações podem ser obtidas nos telefones: 2772-6333 e 2765-8700, ramal 249 ou pelo email: cczmacae@yahoo.com.br.