A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde de Macaé, segue durante toda semana com seu cronograma de ações de controle do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, nos bairros e localidades.
Agentes de combate às endemias estão vistoriando os imóveis para realizar a eliminação de possíveis criadouros em latas, garrafas, potes, casca de ovo, copos descartáveis, entre outros. Como medida de controle químico acontece o uso de larvicida em depósitos que não possam ser eliminados, além de inseticidas para eliminação do mosquito na fase adulta.
Nesta segunda-feira (26), foi realizado um grande mutirão nas Bicudas Pequena e Grande. Ao longo da semana, o trabalho segue no Centro, Aroeira, Nova Aroeira, Malvinas, Miramar, Jardim Pinheiro, Parque Duque de Caxias, Costa do Sol, Nova Esperança, Novo Eldorado, Bosque Azul, Córrego do Ouro e Bicudas Pequena e Grande. É importante que os moradores recebam os agentes.
O gestor da Cevas, Luan Campos, lembra que o controle do mosquito deve ser feito durante todo o ano.Para evitar a proliferação dos ovos do mosquito, que necessitam de água parada, a vistoria deve ser semanal.
“São apenas 10 minutos por semana. As ações devem se concentrar na verificação dos possíveis focos de reprodução do mosquito como ralos, pneus velhos, vasos de planta, garrafas, lonas sobre objetos ou toldos e piscinas”, frisou.
A equipe realizará, ainda, o trabalho de pulverização com carro fumacê. A ação será concentrada nos seguintes bairros da cidade: no dia 27/02, Jardim Santo Antônio (5h) e Parque Aeroporto 1 e Village Park (18h); dia 28/02 em Glicério (5h) e Parque Aeroporto 2 (18h); dia 29/02 na Ajuda de Cima e Atlântico Norte (5h) e Parque Aeroporto 3 (18h); e no dia 1º de março em Córrego do Ouro (5h) e São José do Barreto (18h).
O mosquito
O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Ele costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, dentro ou fora de casa. A fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez e o mosquito vive em média 30 dias.
Os ovos não são postos na água e sim milímetros acima de sua superfície, em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d`água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa armazenar água, limpa ou suja. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem ao mosquito adulto.
A temperatura ideal para o desenvolvimento da larva é entre 25 e 30ºC, típica de clima tropical, quente e úmido.
Previna-se
- Não basta secar os reservatórios de água parada para impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É necessário lavar o depósito com água e sabão.
- Mantenha a caixa d´água fechada.
- Lave com bucha e sabão tonéis ou depósitos de água. Feche-os com tampa própria ou com tela.
- Guarde garrafas e baldes de cabeça para baixo.
- Não acumule pneus.
- Lave bem o suporte de garrafão de água mineral na hora da troca.
- Verifique se todos os ralos da casa estão desentupidos e, se não estiver usando-os, deixe-os fechados.
- Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira tampada.
- Evite acumular lixo e entulho.
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana.
- Se você protege o muro com cacos de vidro, coloque areia naqueles que podem acumular água.
- Coloque areia também nos pratinhos dos vasos de plantas ou xaxins.
- Deixe a tampa de vasos sanitários sempre fechados.
- Retire a água e lave com sabão a bandeja externa da geladeira.
- Lave a vasilha de água de seus animais pelo menos uma vez por semana, com bucha, sabão e água corrente.
- Jogue no lixo todos os objetos que acumulam água.
Solicitações e denúncias
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.