Combate ao Aedes leva teatro de fantoche às escolas

16/05/2023 14:21:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Coordenação de Vigilância em Saúde realiza ação na Escola Municipal Ana Benedicta

É de pequeno que se aprende. Matheus Alves Gonçalves de Jesus, 5 anos, conta que conheceu tudo sobre o projeto “Macaé contra o Aedes aegypti”, com a personagem “Juju”, teatro de fantoche apresentado pela Coordenação Especial de Vigilância em Saúde (Cevas), na Escola Municipal Ana Benedicta da Silva Santos, nesta terça-feira (16). A programação faz parte da Semana de Mobilização, com o Dia D de Combate, na sexta-feira (19).

“A caixa d´água não pode ficar aberta senão entra mosquito e nascem os ovinhos”, comentou Matheus, aluno do Pré-II da Educação Infantil. Ele e mais 200 estudantes, divididos em 10 turmas, tiveram a oportunidade de conhecer a história da Juju e sua mãe, que estava doente por conta da dengue, transmitida pelo Aedes. De forma lúdica, todos aprenderam sobre os sintomas (febre alta, náuseas e vômitos, erupções na pele, falta de apetite, dor de cabeça, nas articulações e em torno dos olhos), além dos possíveis criadouros.

O coordenador do Cevas, Flávio Muniz, destacou que as ações de prevenção acontecem durante todo o ano, mas as atividades na rede municipal de ensino contribuem com a multiplicação dos cuidados. “Cerca de 80% dos casos notificados estão em locais como residências, escolas e empresas, por isso, a importância de falar com os pequenos. Eles aprendem aqui e também levam as informações para suas casas”, frisou.

Para a diretora da unidade de ensino, Gisele Abreu Nascimento Souza, a ação é um complemento das aprendizagens em sala de aula. “A atividade é muito importante, pois eles aprenderam de forma lúdica como um mosquito pode influenciar na vida deles. Um exemplo foi não deixar o próprio brinquedo servir como um depósito”, pontuou Gisele.

Flávio acrescentou que, mesmo no outono, o alerta deve continuar. “A temperatura permanece quente e, às vezes, chove. O mosquito só precisa de sete dias para ficar adulto, portanto, ressaltamos que os 10 minutos de cuidados todos os dias no seu ambiente podem salvar vidas”, disse Flávio, acrescentando que a equipe realiza cerca de 100 mil visitas domiciliares e 160 bloqueios em pontos estratégicos, por mês, em um cenário de 148 mil imóveis em Macaé.

Dia D

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação Especial de Vigilância em Saúde (Cevas), realizará o Dia D de Combate, na sexta-feira (19). Os agentes irão intensificar o trabalho nos bairros Aroeira, Malvinas, Centro, Visconde, Riviera, Glória, Ajuda, Lagomar, Aeroporto, Lagoa, Nova Holanda/Nova Esperança e no distrito de Córrego do Ouro.

Ao longo da semana estão sendo realizadas diversas ações nos bairros e localidades. Toda população será convocada para que eliminem possíveis focos do inseto nas casas, escolas, lojas, restaurantes, entre outros. O evento pretende alertar sobre a proliferação do mosquito em água parada, mesmo com a diminuição das chuvas.


Fotos Relacionadas