Combate ao Aedes segue com visitas domiciliares e fumacê

27/05/2023 10:23:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Programação da próxima semana contempla bairros como Riviera, Barra de Macaé e Fronteira

Mesmo com a proximidade do inverno, que chega no próximo mês, é importante manter os cuidados para evitar objetos expostos que possam acumular água e servir de criadouro do Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), segue durante toda semana, com o trabalho de controle e combate aos focos do mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya.

Além das ações de campo com o reconhecimento geográfico nos bairros, visitas domiciliares, também será realizada a pulverização com o carro fumacê e vistorias em pontos estratégicos. No dia 31, uma equipe de agentes de endemias estará no bairro Imbetiba, realizando um grande mutirão. Eles irão percorrer os imóveis e terrenos baldios fazendo a eliminação e tratamento dos depósitos e orientando os moradores.

Ao longo da semana, estão previstas visitas em empresas, borracharias, ferros-velhos e órgãos públicos com orientações, tratamento focal com aplicação de larvicida, identificação e eliminação de criadouros do mosquito.

O controle de roedores será realizado entre os dias 29 de maio e 02 de junho, nos bairros Barra de Macaé, Aeroporto, Centro e Imbetiba.

Seguindo critérios técnicos padronizados pelo Ministério da Saúde, a Cevas fará a aplicação com carro fumacê em cinco bairros. Os horários do carro fumacê são estabelecidos de acordo com os hábitos do mosquito. O trabalho de pulverização com carro fumacê mata os insetos adultos enquanto estão voando, pela manhã, pois o Aedes tem hábitos diurnos. Serão atendidos os bairros: Riviera Fluminense, Engenho da Praia, Visconde de Araújo, Ajuda Baixo e Barra de Macaé.

Durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. Em caso de chuva e vento forte, o cronograma será alterado.

Cronograma do carro fumacê

  • 29/05 – 5h – Riviera Fluminense

  • 30/05 – 5h – Engenho da Praia

  • 31/05 – 5h – Visconde de Araújo

  • 01/06 – 5h – Ajuda de Baixo

  • 02/06 – 5h – Barra de Macaé.



Fotos Relacionadas