logo

Combate ao Aedes segue intenso

08/04/2016 16:44:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Ana Chaffin

Reservatórios de água devem ser mantidos fechados

As ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chicungunha e do zika vírus continuam intensas. Apesar dos trabalhos realizados pela prefeitura, houve um aumento significativo de casos de dengue notificados no município. Em menos de um mês, de 15 de março a quatro de abril, as notificações subiram 41%. Na reunião realizada nesta quinta-feira (7), no Gabinete de Atenção e Combate ao Aedes aegypti, na Secretaria de Saúde, foi reforçada a importância da conscientização da população porque 90% dos focos estão nas residências.

O secretário de Saúde, Pedro Reis, solicitou que os moradores criem o hábito de utilizar dez minutos, pelo menos uma vez por semana, para lutar contra o Aedes. "A comunidade precisa continuar mobilizada, procurando manter seu espaço limpo e os reservatórios de água fechados. As doenças podem acometer qualquer pessoa, a parceria com a população é fundamental para fortalecer as ações de governo", explicou.

De acordo com o último balanço divulgado pela Gerência de Vigilância em Saúde, até o momento, foram 551 casos notificados de dengue, sendo 197 confirmados.

Mutirões seguem no Centro e Região Serrana

Dando continuidade ao combate do mosquito, as ações realizadas pelo CCZ prosseguem. Na próxima semana, os agentes de combate a endemias promovem mutirões e controle químico com carro fumacê, eliminação do culex (conhecido como pernilongo), controle de roedores e caramujos em diversos bairros da cidade.

Os mutirões serão realizados da segunda-feira (11) até sexta-feira (15), na área central do município. O ponto de encontro será na Rua Teixeira de Gouveia, a partir das 8h. Já na Região Serrana, o local de encontro acontece na Praça de Córrego do Ouro, também a partir das 8h.

Já o controle de roedores e do caramujo africano acontece no canal Macaé Campos I, na segunda-feira (11); Canal Macaé Campos II, na terça-feira (12); Canal Macaé Campos III, na quarta-feira (13) e Canal Ajuda de Baixo, na quinta-feira (14).

Mais locais - O controle químico feito por carro fumacê será realizados a partir de segunda-feira (11), nos bairros Sol y Mar e Barra de Macaé. Na terça-feira (12), os bairros contemplados serão Nova Holanda e Ajuda de baixo. Já na quarta-feira (13), a ação acontece no Centro I e no Jardim Guanabara. Quinta-feira (14), Centro II e Visconde.

Os cidadãos também podem contribuir com as ações apresentando sugestões ou denúncias ao Centro de Controle de Zoonoses. O contato é o telefone 0800-022-6461 e o e-mail: cczmacae@yahoo.com.br.