logo

Combate ao desperdício de alimentos é tema de formação continuada

20/04/2012 22:00:00 - Jornalista: Joice Trindade

Com o objetivo de levar orientações e práticas sobre o combate ao desperdício de alimentos, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, promove, nesta terça-feira (24), a Formação Continuada específica para professores-orientadores da rede municipal. Na ocasião, os mais de 140 profissionais receberão o manual da Semana de Alimentação Escolar, materiais educativos como Cd´s com sugestões de atividades, além do boletim sobre Alimentação Saudável. A programação será realizada no auditório da Secretaria de Educação, no turno da manhã, para os que atuam com Educação Infantil, e no período da tarde, para os que trabalham nas unidades de Ensino Fundamental.

A Semana de Alimentação Escolar acontecerá entre os dias 14 e 18 de maio, com o tema central “Alimentação e Sustentabilidade”. A abordagem será alusiva à Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece na capital fluminense entre os dias 13 e 22 de junho com a intenção de contribuir na definição da agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

De acordo com a Secretária de Educação, Marilena Garcia, a proposta de encontros como estes é levar a conscientização aos professores-orientadores, que vão apresentar subsídios e estratégias pedagógicas para os professores multiplicarem informações aos estudantes:

- A intenção é demonstrar a importância de um cardápio nutritivo, sem que haja nenhum desperdício dos alimentos, não apenas nos refeitórios das escolas, mas também nas casas dos alunos. E a mobilização dos nossos educadores e estudantes quanto à importância do reaproveitamento e do não desperdício é de suma importância. Após atividades de conscientização como estas, a média dos alimentos que são desperdiçados na escola pelos alunos que deixam a comida no prato ou a jogam fora é significativamente reduzida - explica.

Durante o evento coordenado pela equipe de Nutrição Escolar serão apresentados, pela escola Jacyra Tavares Duval, resultados, gráficos, ações desenvolvidas e todos os aspectos do trabalho que foi realizado no ano letivo de 2011 com os estudantes. A ação que foi iniciada a partir da Semana Mundial de Alimentação, que enfocou o assunto “Fome, obesidade e desperdício. Não alimente este problema”.

Para a Coordenadora de Nutrição Escolar, Dina Reis, a ação na Escola Jacyra Tavares Duval foi um sucesso. Ela lembra que durante o trabalho foi realizada a pesagem dos alimentos que são desperdiçados durante a merenda, além de atividades junto aos professores sobre a melhor forma de repassar o tema nas unidades de ensino como forma de prática educativa. Já a segunda etapa da campanha se estendeu a avaliação da ação educativa junto aos alunos:

- Concluímos que, diante do trabalho da pré e pós-pesagens dos alimentos, houve a redução de 15% do resto-ingestão per capita, o que representa a queda do desperdício de 68 gramas para 57 gramas do alimento, que foi deixado nos pratos da merenda. A intenção da Secretaria de Educação é ampliar esta prática para todas as unidades escolares - afirma.

O modelo do programa desenvolvido nesta unidade de ensino servirá de referência para outras escolas municipais: “Com esta ação, professores, alunos e pais se tornam multiplicadores de informações quanto a hábitos alimentares mais saudáveis que se voltam para o combate ao desperdício. Esta abordagem pode ser destacada em disciplinas diversas”, finaliza a Secretária de Educação, Marilena Garcia.