logo

Combate aos focos do Aedes aegypti continua em toda cidade

30/01/2014 14:51:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Dando sequência ao cronograma de ações da força tarefa intersetorial "Todos contra a Dengue", os grupos de trabalho estão atuando em locais com suspeita de focos do mosquito vetor da dengue em diversos bairros. Nesta quinta-feira (30), uma das equipes esteve na Linha Verde para garantir a segurança em saúde durante o Fest Verão.

A ação realizada pela equipe de cinco agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e um supervisor na Cidade do Samba, Linha Verde, onde, nesta sexta-feira (31), às 23h, vai acontecer o show de Luan Santana, é rotineira. As vistorias são quinzenais para assegurar que nessa área não haja proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Segundo os agentes que fazem o controle, não existem focos no local, apenas a incidência de espécies inofensivas da mata próxima.

Além da checagem de possíveis focos na área dos shows, a Prefeitura promove atividades para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos da doença, como não deixar exposto lixo ou qualquer material que possa acumular água, nas ruas, nos quintais e mesmo dentro de casa. Esse cuidado evita a formação de focos de larvas dos mosquitos, que se desenvolvem em água parada.

Na praça Washington Luiz, no Centro, fica a tenda da central de ações do "Todos contra a Dengue". Um espaço que está à disposição da população para ações imediatas, como a retirada de material que acumule água nas casas e em terrenos baldios; verificação de domicílios que se encontram fechados; cobertura de caixas d´água com telas, entre outras providências. Os cidadãos têm ainda o telefone gratuito (aceita ligações por celulares) para denúncias e solicitações: 0800 022 6461.