logo

COMDAE se reúne para organizar ações de segurança em favor do aluno

11/05/2006 17:29:33 - Jornalista: Cesar Dussac

Integrantes da Comissão Multiprofissional de Dinamização e Apoio Operacional em prol do Educando – COMDAE – discutiram nesta quinta-feira (11), no auditório da secretaria de Educação, ações contra a violência de que têm sido alvo alunos, professores e funcionários das escolas do município. Fazem parte do grupo representantes de diversas secretarias e entidades governamentais e não governamentais.

Segundo a coordenadora do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT – Deuléa Batista, o afastamento de professores e funcionários das escolas do município, por motivo de doença, chamou a atenção da direção da Secretaria de Educação. “Após pesquisas, constatou-se que o maior número de afastamentos era por depressão que, por sua vez, tinha como causa ações praticadas no interior e periferia de algumas escolas”, contou Deuléa.

O objetivo da Comissão é traçar metas que venham minimizar os riscos de trabalho e da saúde ocupacional, através da conscientização de servidores e colaboradores. Dentre as formas de ação, se encontram palestras orientadoras sobre riscos (químicos, físicos e biológicos, uso da voz, LER/DORT e outros) e sua prevenção, elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, incluindo o Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional – PCMSO - de cada escola/público-alvo e Mapa de Risco.