A Brigada de Incêndio da Coordenaria Municipal da Defesa Civil (Comdec) manterá presença efetiva nos três de realização do Fórum Protection Offshore. Vinte brigadistas vão estar de plantão para cuidar da segurança do evento, que será aberto nesta quarta-feira no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro. A Brigada de Incêndio estará no local com uma hora de antecedência e sairá somente após o fechamento.
Preparada para agir em situações de pânico, combate a incêndio e acidentes que exigem respostas imediatas, a Comdec aproveitará a presença no Fórum Protection Offshore para tentar fechar parcerias com empresas atuantes no município, na busca de apoio aos projetos desenvolvidos pelo órgão, como o Agente Mirim de Defesa Civil que neste momento está formando o segundo grupo de voluntários.
A Coordenadoria de Defesa Civil está vendo também a possibilidade de na mesma ocasião cadastrar as empresas que dispõem de recursos materiais que possam auxiliar as ações de prevenção ou situações de emergência. Galpões com capacidade de alojamento serviriam para abrigar, temporariamente, vítimas de intempéries a exemplo do vendaval que destruiu dezenas de casas ano passado, no Lagomar, deixando muitas famílias sem ter para onde ir. Outros recursos que podem reforçar o trabalho da Defesa Civil são equipamentos como guindastes, retroescavadeiras e bombas de sucção.