A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação promove nesta sexta-feira, dia 28, às 14h, a solenidade de formatura do primeiro grupo de agentes mirins da Defesa Civil de Macaé. O evento será às 14h, na Escola Municipal Pedro Adami, no distrito de Córrego do Ouro. 40 alunos da 7ª e 8ª séries participam do projeto.
- A Escola Municipal Pedro Adami foi escolhida para sediar o projeto por dispor de uma melhor estrutura para o treinamento dentro da região serrana–, disse Bruno Mussi, coordenador de Doutrina e Treinamento da Comdec e criador do projeto Agente Mirim. Durante seis semanas os estudantes assimilaram noções de Defesa Civil, civismo, segurança no lar e em vias públicas, prevenção de incêndios, entre outros temas. O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas e foi administrado na própria escola em três dias da semana, no período de dois meses.
O objetivo do curso é formar os estudantes para atuar como voluntários da Defesa Civil dentro de sua própria comunidade e outras localidades da região serrana, além de integrá-los em eventos realizados na cidade que necessitam da ação do voluntariado. “O conhecimento adquirido por esses jovens será de grande utilidade para toda a vida”, ressalta Bruno Mussi.
Em geral, os alunos selecionados são os que apresentam melhor desempenho escolar. “Essa é uma maneira de incentivar os mais aplicados”, diz o professor e diretor adjunto da Pedro Adami, Sebastião Carlos de Menezes, acrescentando que procurou também inserir no grupo alguns estudantes que não iam bem na escola, como uma forma de desafio e estímulo a esses alunos. “Os agentes mirins foram preparados para agir em plano de evacuação para sinistros. Eles serão líderes dentro da escola, orientando outros estudantes para não gerar pânico, aspecto responsável pelo surgimento de outros problemas secundários”, esclarece o coordenador de Doutrina e Treinamento.
Os participantes ganharam o uniforme de agente mirim e participaram, anteriormente à formatura, de visitas a diversos pontos e instituições como o Quartel Central da Defesa Civil, o Museu do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (no Centro do Rio), Zoológico do Rio, Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem) e o Circo de Trânsito, montado na Macaé Trânsito e Transporte.
Em 2006, o projeto será implantado em mais três escolas. Em maio e junho, o Agente Mirim será realizado no CIEP Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto; em agosto e setembro no Colégio Municipal do Botafogo, e em outubro e novembro, no CIEP Maringá. O projeto prosseguirá em 2007 em outras escolas do município.