Com objetivo de discutir sobre o papel da segurança pública no exercício da cidadania, teve início, na manhã desta terça-feira (11), a 1ª Semana Municipal de Segurança Pública, com o tema “Segurança é Cidadania”. O evento é organizado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal, e segue até a próxima quinta-feira (13).
Na oportunidade o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, enfatizou a importância da integração das forças de segurança na garantia do ordenamento da cidade. “O município vem atuando em parceria com diversos órgãos de segurança. Estamos finalizando a construção do Batalhão de Ações com Cães (BAC), no Parque da Cidade, e alinhando a instalação de uma Delegacia de Homicídios e de um Grupamento Aeromóvel (GAM)”, disse.
O prefeito frisou, ainda, que dentro desta perspectiva serão adotadas diversas medidas para garantir cada vez mais a segurança da população. “Iremos instrumentalizar a Guarda Municipal, de forma progressiva, e investir em segurança virtual, com o monitoramento das entradas da cidade, das vias e prédios públicos. Ainda com relação a Guarda Municipal, foram adquiridas novas viaturas. E vamos construir uma nova sede”, pontuou.
Representando o Legislativo, o vereador e presidente da Comissão de Segurança e Defesa Social, Luiz Matos, destacou que o evento para discutir a segurança pública é fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Como Macaé é uma cidade em crescimento, a temática para reforço da segurança é não só de interesse da população, como também da classe empresarial que deseja se fixar no município e também dos turistas”, falou.
O Secretário de Ordem Pública de Macaé, Alan de Oliveira, pontuou a importância do evento para que a população tenha conhecimento do papel da segurança pública no exercício da cidadania. “A Guarda Municipal está próxima da população, do seu dia a dia, e se posiciona de forma eficiente e eficaz nas políticas públicas do município. As políticas de segurança pública são implementadas pelo poder municipal e muitos não tomam conhecimento prévio do que está sendo feito. E a criação da Lei 4.900, de 2022, de autoria do vereador Luiz Matos, vem trazer este momento para que a população tome ciência daquilo que o município está se adequando no âmbito da segurança pública”, observou.
Durante a solenidade de abertura também participaram da mesa o Secretário de Segurança Pública de Casimiro de Abreu, Guarda Municipal, Wellington Lima; o coordenador do Segurança Presente, Capitão Edilson Luiz dos Santos; o Capitão Scalercio, do Batalhão de Ações com Cães; o subcomandante do 32º BPM, Major Thales Borges; e o Subcomandante de Artilharia do Forte Marechal Hermes, Capitão João Lucas Dorigo.
Também estiveram presentes ao evento secretários municipais, agentes de segurança, representantes da sociedade civil organizada e a população em geral. A 1ª Semana Municipal de Segurança Pública segue nesta quarta-feira (12), com palestras e debates.
Programação:
Dia 12
8h – Credenciamento
8h30 às 10h - Solenidade de Abertura
10h às 10h45 - Palestra do Ex-comandante da Guarda Municipal de Maricá – GM Vianna
10h45 às 11h15 - Intervalo
11h15 às 12h - Debate e perguntas ao convidado (moderador Dr. Alberto Paes)
12h às 13h30 - intervalo para almoço
13h30 às 14h30- Palestra Guarda Municipal Ambiental Macaé
14h30 às 15h – Intervalo
15h às 16h - Debate e perguntas ao convidado (moderador Dr. Alberto Paes)
16h - Encerramento
Dia 13
8h - Credenciamento
8h30 às 10h - Solenidade de Abertura
10h às 12h - Palestra Coord. Patrulha Maria da Penha e GAOp - Experiências e aspectos práticos.
10h45 às 11h15 – Intervalo
11h15 às 12h - Debate e perguntas ao convidado (moderador Dr. Alberto Paes)
12h às 13h30 - intervalo para almoço
13h30 às 14h30 - Debate - Dr. Julio Ribeiro (Delegado Federal), Dr. Alan Luxardo (Delegado Polícia Civil RJ, mestre em Direito e Professor Universitário), Dr. Ruchester Marreiros (Delegado Polícia Civil RJ, Jurista, Professor e escritor de literatura jurídica), Dr. Wycliffe de Melo Couto (Juiz Criminal e Professor Universitário) e Dr. Pedro Emílio Braga (Delegado Polícia Civil - Titular de Macaé).
14h30 às 15h – Intervalo
15h às 16h - Debate e perguntas ao convidado
16h - Encerramento do evento