Foto: Bruno Campos
A programação da Sipat prossegue até sexta-feira (21)
O Racismo institucional foi o tema da palestra de abertura da XIX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Prefeitura de Macaé, que teve início na manhã desta segunda-feira (19). A programação segue até a próxima sexta-feira (21), no auditório do Paço Municipal, e vai contar com várias apresentações de temas relevantes para os trabalhadores.
O presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Cipa) da Prefeitura de Macaé, Marcelo Oliveira, falou sobre a importância de ter os servidores municipais como aliados da Cipa. "São três dias de programação e contamos com a participação dos servidores. É importante não lembrar da Cipa apenas quando há algum acidente no setor, ou incêndio, por exemplo. Nós vivemos Saúde e Segurança do Trabalho 24 horas por dia, seja no trabalho, na rua, em casa", defende Marcelo.
Primeira palestrante do dia, Zoraia Braz, Secretária Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, trouxe à luz algumas questões sobre o racismo institucional que também acontece em espaços públicos. Essa foi a primeira vez que o assunto foi abordado no evento, que é realizado todos os anos. "Fico satisfeita em estar aqui nesse importante encontro. A proposta é cuidar da saúde e da vida dos trabalhadores. O racismo também adoece, racismo mata. E quando um governo se preocupa com isso, demonstra uma valorização e vê o servidor como um ser humano", acredita Zoraia.
Com o tema “A Atitude é Individual, mas a Segurança é Coletiva”, o evento - além de informar sobre as causas mais comuns de acidentes de trabalho, prevenção e como evitá-las - abordará doenças ocupacionais, noções básicas de combate a incêndio, suporte básico da vida, IST 's, tabagismo, dentre outros fatores de risco para o trabalhador.
Além de Marcelo e Zoraia, também compuseram a mesa o Secretário Municipal de Recursos Humanos, Aristofanis Quirino; e o coordenador do Sesmt, Antônio Agostinho Terra. Os outros palestrantes desta segunda-feira foram: Stenio Rafael de Pinho Vieira, técnico de segurança da Defesa Civil, que falou sobre Suporte Básico de Vida; e Sabrina Ferrari (acadêmica em enfermagem da UFRJ), que falou sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).
Programação:
Dia 20 (terça-feira)
9h – De que maneira você quer envelhecer? Palestrante: Fernando Mancebo de Azevedo – Biólogo e Agente de Endemias
9h30 – Dengue, Chicungunya e Zika: Palestrante: Fernando Mancebo de Azevedo
10h – EPI e Controle de vetores: Palestrante: Gilberto Rosindo – Biólogo Especialista em Entomologia
10h30 – Tabagismo – O hábito de fumar pode prejudicar a saúde: Palestrante: Dra Maristela Dias – Dentista do Trabalho
11h – QSMS: Palestrante: Wallace Gomes Batista – Técnico de Segurança da CIPA/PMM
Dia 21 (quarta-feira)
9h – Noções Básicas de Combate a Incêndio: Palestrante: Wallace Gomes Batista
10h – Motivacional e Proteção das Mãos: Palestrante: João Alves – EFX Group Treinamentos
11h – Suporte Básico de Vida: Palestrante: Stenio Rafael de Pinho Vieira