As obras de ampliação do arco viário do município, com a construção da Avenida Industrial, prosseguem. Nesta semana, a secretaria executiva de Obras (Semob) inicia o asfaltamento do trecho que vai do trevo da Linha Azul até o final do loteamento Jardim Franco. A Avenida Industrial começa no final da Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul), na Ajuda, e termina no trevo da Rodovia Amaral Peixoto, nas proximidades do Lagomar.
A abertura da Avenida Industrial tem como objetivo diminuir o tráfego de veículos pesados, que vêm de Campos ou de outras cidades do Norte Fluminense e Estado do Espírito Santo, no centro da cidade. Incluída no arco viário do município, ela liga os bairros do Lagomar e Ajuda ao entroncamento da RJ-106, na saída da Linha Azul e facilitando também o acesso à Linha Verde, ao Parque de Tubos e cidades da Região dos Lagos.
A avenida está sendo construída com duas pistas e 3.800 metros. Em toda extensão, está sendo instalada a rede de escoamento de águas pluviais, com manilhas de 1.000 a 1.200 milímetros. Depois da conclusão do asfalto na metade da via, as obras continuam, com abertura das duas pistas até a Rodovia Amaral Peixoto, onde já foi feito o corte em área do outro lado da RJ, para construção do trevo e do viaduto de acesso à Avenida Industrial.
A prefeitura investe R$ 25 milhões na construção da Avenida Industrial e as obras devem estar concluídas em cerca de seis meses. A avenida tem 20 metros de pista dupla e iluminação entre as duas pistas, construída nos mesmos moldes da Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul) que terá condições de absorver o tráfego pesado, com estrutura padrão do DER para 45 toneladas.
De acordo com a secretaria executiva de Obras (Semob), está em construção o trevo da Avenida Industrial com a Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul). O secretário de Obras, Mário Bucker, informou que, concluído o trevo e o asfaltamento de metade da avenida, a próxima etapa será a preparação de uma das pistas a partir do final do loteamento Jardim Franco até a Rodovia Amaral Peixoto, visando liberar a Avenida Industrial para o trânsito, a partir da rodovia.
Depois de concluída, a Avenida Industrial, unindo regiões distantes de Macaé, vai possibilitar que motoristas cruzem a cidade de um lado a outro, sem passar pelo Centro, melhorando o fluxo de veículos na Barra de Macaé e na ponte Ivan Mundim e também no centro e outros locais da cidade.