Foto: Ana Chaffin
Além dos idosos, gestantes e crianças de seis meses a dois anos também poderão ser vacinados
Começou, nesta segunda-feira (25,) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A secretaria de Saúde de Macaé iniciou a distribuição da vacina para os 40 postos de atendimento. Neste ano, além dos idosos, gestantes e crianças de seis meses a dois anos também poderão ser vacinados.
Segundo a enfermeira Danielle Rosário, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, onde trabalha, são administradas por dia aproximadamente 300 doses da vacina. O posto recebeu para toda campanha, quatro mil doses, mas ela acredita que será necessário um número maior.
De todos os postos de vacinação, o Jorge Caldas é o maior. Lá são vacinadas pessoas de vários pontos de Macaé e ainda de cidades vizinhas. Por esse motivo, o auditório foi transformado em uma sala de vacinação, para atender a demanda.
A campanha nacional é voltada aos grupos prioritários com maior risco de contrair a doença ou desenvolver complicações. A vacinação segue até o dia 13 de maio, em 40 postos fixos e volantes, com o apoio de 300 profissionais da prefeitura e voluntários.
Os profissionais de saúde de Macaé participaram de um curso de capacitação no último dia 20, coordenado pela gerente de Imunização do Município, Cláudia Campanati. Durante a capacitação foi informado o público alvo desta campanha, a faixa etária, a via de administração e as possíveis reações adversas, entre outras coisas.
O horário de funcionamento dos postos de vacinação é de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, sem horário de almoço.