Começa Campeonato Municipal de Base F7

03/06/2023 15:06:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Moisés Bruno

Setecentas crianças atletas participam do campeonato nas categorias sub 7, sub 9, sub 11, sub 12, sub 13 e sub 15

Começou neste sábado (3) o Campeonato Municipal de Base F7 edição 2023 no campo de grama sintética da Praça Dalvim Klen (Jardim Santo Antônio), conhecida como quadra da Aroeira, com apoio da prefeitura. O prefeito Welberth Rezende, o secretário de Esportes, Marvel, e o subsecretário, Rodrigo Caldeira, participaram da abertura junto com os atletas dos times que disputam as partidas. Setecentos jogadores vão participar.

O presidente da Liga 7 Macaé Oficial, Sandro Moraes, informou que a Liga L7 foi formada em 2010 e todo ano no calendário esportivo de eventos o Campeonato Municipal de Base é promovido com os times de crianças e adolescentes da cidade.

São 12 equipes na disputa do Campeonato, que tem duração de um mês. “A primeira fase é por sistemas de grupos, a segunda fase será a semifinal e final”, explicou, detalhando que participam atletas entre sete e 16 anos. Os campeões vão representar a cidade no Campeonato Carioca e posteriormente no Brasileiro. Serão premiadas as duas melhores equipes de cada categoria: sub 7, sub 9, sub 11, sub 12, sub 13 e sub 15.


- Essas crianças estão aprendendo cidadania, disciplina, a criar hábitos saudáveis. As lições que elas têm com a prática esportiva, levam para a vida: trabalho em equipe, companheirismo, além de ser uma ferramenta de inclusão. O prefeito vem fazendo um trabalho muito bom de união entre as secretarias e com isso conseguimos organizar e apoiar os eventos com qualidade – assinalou Marvel.

Oitenta jogos serão disputados
Sandro Moraes acrescentou que um dos objetivos da Liga L7 - instituição sem fins lucrativos - é divulgar a modalidade, o futebol 7 society. No total serão cerca de 80 jogos neste campeonato municipal.

As partidas realizadas neste sábado são: Rio das Ostras x BF (sub 9); Rio das Ostras x BF (sub 11); M.S.J x Flu Macaé (sub 9); Meninos Fronteira x Flu Macaé 1 (sub 11); Flu Macaé 2 x B.F. (sub 12); Flu Macaé 2 x Craques do Futuro (sub 11); Flu Macaé 1 X AJAX (sub 12); Craques do Futuro x AJAX (sub 9); M.S.J x AJAX (sub 11).

- O futebol 7 society trabalha confiança, autoestima, persistência e uma competição saudável – comentou a mamãe Regiane Coque, que levou o filho Daniel Coque para a quadra.

Os atletas Isaque Ferreira, Lucas Soares, Lorenzo Soares e Gabriel Azevedo elogiaram a qualidade da grama sintética do campo e afirmaram que terão muito empenho nos jogos.

“Treinamos muito para chegar até aqui”, disse Isaque. A solenidade também contou com a execução dos hinos nacional e de Macaé.

A memória e concentração, o desenvolvimento motor e a força que o futebol proporciona foram destacados pelo subsecretário Rodrigo Caldeira.

“Vamos continuar promovendo e apoiando eventos de todas as modalidades esportivas, para todas as idades, inclusive para pessoas com deficiência e engrandecer cada vez mais o esporte na cidade”, finalizou.