Começa levantamento sobre índice de dengue

14/10/2013 11:27:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Flávio Sardou

Meta é visitar mais de quatro mil imóveis no combate à dengue

Os agentes de controle de endemias do Centro de Controle de Zoonoses da secretaria de Saúde iniciaram nesta segunda-feira (14), o quinto Levantamento do Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) deste ano, que prossegue até sexta-feira (18). São cem agentes distribuídos em toda a cidade.

O último LIRAa do município aconteceu em julho, no qual foi detectado índice de infestação de 1,4%, que é considerado alerta. A coordenação do CCZ ressalta que a participação da população é essencial para o resultado do levantamento.

A novidade neste levantamento é que será feita pela primeira vez, de forma experimental, a pesquisa do índice na região serrana. A meta é visitar mais de quatro mil imóveis. Os 48 bairros da sede do município foram divididos em 10 áreas.

As amostras recolhidas serão identificadas com o endereço, o tipo de criadouro, como tonéis e pratos de planta, e o local onde a larva foi encontrada, se é residência, comércio ou terreno baldio.

Os agentes lembram que para combater de forma eficaz a dengue é necessária a conscientização da população. “Precisamos eliminar todo o foco, qualquer utensílio jogado no quintal pode ser um reservatório de água que precisa ser eliminado. Independente do tamanho, tudo pode se tornar um criadouro, daí a importância da população contribuir”, frisaram.