Foto: Arquivo Secom
Em grande terreno na Linha Verde, a ETE Centro vai beneficiar 120 mil pessoas em 23 bairros
A Prefeitura de Macaé intensifica as ações da construção de mais uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município, a ETE Centro, situada em grande área na Linha Verde, com montagem do primeiro módulo que vai compor essa estação. As obras estão sob a responsabilidade da Odebrecht Ambiental, através da Parceria Público Privada (PPP) firmada entre a prefeitura, a Odebrecht Ambiental e a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), que é responsável pela fiscalização das obras.
No dia 15, foi realizada a concretagem da base da ETE, com uso de cerca de 70 caminhões para preencher os 1.150 metros quadrados e 40 centímetros de altura da base. Em seguida, foi iniciado o acabamento da superfície da base, numa ação que envolveu o trabalho de 30 homens. Com a base pronta, será iniciada a montagem das placas que vão compor o primeiro módulo da estação, do Subsistema Centro.
A ETE Centro vai beneficiar 120 mil pessoas de 23 bairros da cidade e além da construção da ETE propriamente dita, com instalação de três módulos na Linha Verde, com capacidade para tratar 300 litros de esgoto por segundo, começou na segunda-feira (6), na Granja dos Cavaleiros, a abertura de ruas para a instalação das redes coletoras de esgoto.
No Subsistema Centro, a prefeitura investe R$ 250 milhões. As ações desta ETE envolvem a construção de 118 quilômetros de redes de esgoto, rede coletora, coletor tronco e linha de recalque. O projeto também prevê a construção de 57 estações elevatórias. O primeiro módulo, cujas obras já estão em andamento, vai tratar cem litros de esgoto por segundo.
A previsão para conclusão da ETE Centro é o final de 2017 e as redes coletoras serão instaladas nos bairros Vale Encantado, Lagoa, São Marcos, Granja dos Cavaleiros, Novo Cavaleiros, Glória, Cancela Preta, Riviera Fluminense, Sol y Mar, Jardim Vitória, Nova Macaé, Botafogo, Aroeira, Miramar, Visconde de Araújo, Campo D'Oste, Novo Horizonte, Praia Campista, Costa do Sol, Alto dos Cajueiros, Imbetiba, Centro e Cajueiros.