As escolas de samba do Grupo 2 já desfilam na Passarela do Samba, na Linha Verde. Neste momento, quem desfila é a G.R.E.S. Estrela da Manhã. Porém, a agremiação do Parque Aeroporto foi desclassificada por ter ultrapassado os 20 minutos de tolerância para entrar na avenida, segundo o presidente da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), José Carlos Antônio, o Dica.
A Estrela da Manhã entrou na passarela do samba às 22h apresentando o enredo “A vida será grandiosa nesta grande festa que chamamos Carnaval”, do carnavalesco Colica. A azul, branco e dourado do Parque Aeroporto prestou uma homenagem ao carnavalesco macaense Jorginho de Paula. “60 ritmistas da escola de samba Beija Flor de Nilópolis, passistas e baianas participaram do desfile”, informou o vice-presidente da Estrela da Manhã, Robson Almeida da Silva.
A próxima escola a desfilar na Passarela do Samba será a Águia Dourada, seguida da Unidos dos Estudantes, Unidos do Barreto, Arautos da Folia, Foliões das Malvinas e Unidos do Santana, respectivamente. Cada agremiação tem 45 minutos para mostrar porque querem disputar o Grupo 1 em 2009.
O Carnaval é promovido pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé com apoio da prefeitura, que disponibiliza toda a estrutura de saúde, com posto médico, de segurança, com a Guarda Municipal e de orientação ao trânsito, com a Macaé Trânsito e Transportes. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e as polícias civil e militar dão suporte ao evento.