Foto: Moisés Bruno
Mutirão segue até a sexta-feira (13), na Praça Washington Luiz
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade iniciou, nesta terça-feira (10), o mutirão de atualização do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC – Idoso ou Pessoa com deficiência), sendo que este último ainda está realizando a inclusão de novos cadastros. A iniciativa acontece até sexta-feira (13), na Praça Washington Luiz, sempre a partir das 8h.
O Secretário de Desenvolvimento Social, José Neto, reforçou que a prioridade é para pessoas com o benefício bloqueado ou que estejam em período de atualização do cadastro. "Estamos fazendo a triagem e caso tenha a necessidade de atualização e se encaixa no perfil, ela recebe uma senha para atendimento. É importante que esteja com documentos originais e comprovante de residência em nome do beneficiário", frisou, acrescentando que neste primeiro dia apareceram pessoas de outras cidades.
A beneficiária do BPC, Naeuza dos Santos, 87 anos, procurou o mutirão pois seu benefício foi bloqueado. Acompanhada da filha, Nilcéa Marques, elas disseram que primeiramente foram informadas na agência bancária que o bloqueio era por falta da comprovação de vida, sendo que o mesmo foi feito no início do segundo semestre. Depois foram informadas do mutirão e foram resolver a situação. "Parabenizo a prefeitura por essa iniciativa, procuramos outros órgãos, como o INSS e não conseguimos resolver. Agora, sabemos que esta atualização deve ser feita anualmente para que isso não ocorra mais", disse Nilcéa.
Atendimento
O mutirão começa às 8h com a triagem e distribuição de senha por ordem de chegada. O atendimento não contemplará novos cadastros.
Para os beneficiários do BPC, a regulamentação do programa prevê atualização cadastral a cada 12 meses. Para esses casos é necessária apresentação dos seguintes documentos: Identidade, CPF e Comprovante de Residência que não precisa ser nominal, sendo disponibilizado um termo de responsabilidade.
Já os beneficiários do Programa Bolsa Família que precisam fazer a atualização precisam apresentar: Identidade; CPF; Título de Eleitor; Documento de identificação com foto; Comprovante de residência e, nos casos das crianças, Certidão de Nascimento.